Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Governo do Pará participa da conferência internacional sobre transição energética em Houston, no Texas

A OTC é considerada a maior feira do setor de Energia Offshore do mundo, abrangendo áreas como petróleo, gás, energia eólica, hidrogênio e outras fontes marinhas

Por Aldirene Gama (SEDEME)
07/05/2024 20h16

O Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), integra a delegação organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que está participando da Offshore Technology Conference (OTC) em Houston, Texas, nos Estados Unidos. A OTC é considerada a maior feira do setor de Energia Offshore do mundo, abrangendo áreas como petróleo, gás, energia eólica, hidrogênio e outras fontes marinhas. O evento iniciou na última segunda-feira (6) e se estenderá até quinta-feira (9).

A Sedeme, representada pelo titular da pasta, Paulo Bentgson, participa do evento cujo foco da programação está na cadeia de suprimentos para o segmento offshore (marítimo), com debate de assuntos relevantes para a transição energética, descarbonização das ações das operadoras do setor e soluções para a indústria de petróleo, gás, energia eólica, hidrogênio e outras fontes marinhas.

Bengtson destaca a importância do evento, realizado no centro global de tomada de decisões dos principais players da Energia Offshore, que traz para o debate assuntos de interesse mundial, apresentados em diversos painéis, como "A Petrobras na Transição Energética: Produzindo Petróleo de Baixo Carbono e Preparando-se para o Futuro", que contou com a participação do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, no dia 06/05 (segunda-feira).

O executivo falou sobre a transição energética da estatal brasileira, que atua principalmente na exploração e produção de petróleo e seus derivados, bem como de gás natural. O painel também contou com a participação de técnicos da companhia falando sobre os investimentos e o desenvolvimento de tecnologias e soluções no processo de descarbonização, além do compromisso com a cadeia de fornecedores.

“A conferência é uma oportunidade de troca de experiências e opiniões, promovendo o conhecimento científico e técnico. Permite conhecer o que há de mais moderno em tecnologia e soluções inovadoras na busca pela neutralidade de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e segurança energética, alinhada à sustentabilidade. Além disso, permite ao visitante uma contínua relação de networking com representantes de diversos países, identificando potenciais parceiros para futuros investimentos pautados no desenvolvimento econômico sustentável do Estado”, disse o secretário.

Ainda sobre o tema, o secretário destaca que ”as proposições discutidas na OTC certamente serão destaques durante a realização da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que reunirá líderes mundiais na capital paraense, Belém, em novembro de 2025, com o propósito de buscar soluções para combater o aquecimento global e desenvolver novas práticas sustentáveis”, acrescentou Paulo Bengtson.

A agenda de palestras traz para o debate assuntos como: "Liberte o poder do hidrogênio verde: moldando o futuro da energia sustentável", "Pegadas Ambientais e Impactos Econômicos da Energia", "O avanço na energia renovável marinha, apoiando a descarbonização da energia offshore", "Avanços na robótica offshore permitindo exploração e inspeção sustentáveis", "Brasil como o ponto alto mundial da matriz energética limpa e descarbonizada", e outros.

A comitiva da ApexBrasil reúne autoridades brasileiras, executivos e técnicos da área de energia, além de 53 representantes de empresas de diferentes segmentos, como máquinas e equipamentos, automação industrial, equipamentos de segurança, fundição, softwares, entre outros.