Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERCÂMBIO

Comitiva do Vale do Paraíba conhece no Pará gestão de áreas industriais

O grupo é formado por representantes dos setores público e produtivo de vários municípios fluminenses. A programação é intermediada pelo Sebrae do Rio de Janeiro e do Pará.

Por Tarcya Amorim (CODEC)
07/05/2024 22h22

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) receberá, nessa quarta-feira (08), representantes de prefeituras, do setor produtivo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da região do Vale do Paraíba, que abrange o litoral norte de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro, para apresentar as políticas públicas e o modelo de gestão das áreas econômicas incentivadas no Estado, incluindo o projeto do Condomínio Industrial de Castanhal.

A programação é intermediada pelo Sebrae/RJ e Sebrae/PA, objetivando sensibilizar lideranças e prefeituras do Vale do Paraíba para a implementação de áreas industriais visando ao fomento de novos negócios e promoção do desenvolvimento territorial.

A comitiva envolve representantes dos setores público e produtivo dos municípios de Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Quatis, Resende, Volta Redonda e Valença; de gestores da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro e Agência de Desenvolvimento Regional do Vale Médio Paraíba, e membros do Sindicato da Indústria Metalmecânica Sul Fluminense e Sindicato da Indústria da Construção Civil do RJ. Eles estão interessados em conhecer as práticas e estratégias de desenvolvimento econômico do Pará, em áreas econômicas incentivadas.Os Distritos Industriais fomentam novos negócios e promovem o desenvolvimento territorial

Valorização - “Para a Companhia e o Estado do Pará é um prazer poder compartilhar com outros entes federativos e municipais um pouco da experiência e da prática da Codec na busca do desenvolvimento econômico e social sustentável, incluindo o planejamento estratégico e as ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios para a atração de empreendimentos para o nosso território. Atuamos sempre no sentido de ampliar essa oferta de áreas econômicas incentivadas, estruturadas e prontas para receber novos empreendimentos econômicos, trazendo cada vez mais desenvolvimento econômico e, consequentemente, mais emprego e renda. Sermos escolhidos como referência nesse assunto é de extrema valorização para o nosso trabalho”, destacou o presidente da Codec, Lutfala Bitar.

Atualmente, a Codec administra quatro Distritos Industriais (DI), localizados nos municípios de Belém (no Distrito de Icoaraci), Ananindeua, Barcarena e Marabá, estruturados por zonas econômicas, a fim de melhor atender às características econômicas, culturais e sociais do território onde foram implantados.

Bioeconomia - O Governo do Pará avalia que a oferta de áreas econômicas incentivadas representa importante política pública para atração de investimentos. Estão sendo projetadas mais quatro áreas industriais, nos municípios de Castanhal, Breves, Santarém e Barcarena (Zona de Processamento de Exportação - ZPE).

Nesses projetos, além de setores destinados à indústria de transformação, a Companhia previu espaços para empreendimentos de bioeconomia, biotecnologia, serviços de pesquisa e inovação tecnológica, para fortalecer a economia sustentável.

A Codec estuda ainda a implantação de requisitos de aferição dos projetos apresentados, com a finalidade de oferecer melhores condições de comercialização de áreas aos detentores de selos de sustentabilidade e ESG (que contempla os aspectos ambiental, social e de governança).

O objetivo é reconhecer e beneficiar empresas comprometidas com as boas práticas ambientais, como a utilização de tecnologias e metodologias limpas, reciclagem de insumos e geração de impactos sociais positivos.

Programação:

Dia 08/05 - Visita à sede da Codec, em Belém.

Dia 09/05 - A comitiva visitará empresas e o Distrito Industrial de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Dia 10/05 - A comitiva visitará empresas e o Distrito Industrial de Belém, no Distrito de Icoaraci.