Procuradoria do Estado inaugura serviço único de atendimento ao público
O cidadão poderá recorrer ao SAC/PGE de forma presencial ou por telefone para buscar informações sobre o andamento de processos judiciais e outros
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) inaugurou, nesta terça-feira (07), um novo setor de atendimento ao público. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC/PGE), que funcionará como uma porta de entrada única para o fornecimento de todo tipo de informação relacionada aos serviços ofertados pela instituição, incluindo o andamento de processos judiciais e administrativos.
“O SAC é fruto de uma iniciativa muito feliz desta gestão, que se preocupou em conhecer todas as demandas recebidas diariamente pela PGE e como o cidadão, que pode ser um advogado ou o público em geral, era atendido, se ele conseguia sanar suas dúvidas e ser direcionado corretamente ao setor responsável. Este levantamento gerou um relatório extenso, a partir do qual conseguimos projetar um novo setor destinado exclusivamente ao usuário externo. Então, a partir de hoje, não importa qual seja a demanda, o cidadão será direcionado ao SAC, onde será atendido por uma equipe capacitada e treinada para facilitar o seu acesso ao serviço desejado”, explicou a procuradora do Estado, Gabriela Dinelly, coordenadora do SAC/PGE.
A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã desta terça-feira (07), no prédio anexo da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), localizado no bairro de Batista Campos, em Belém, onde já está funcionando o atendimento do SAC/PGE.
O evento contou com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, do procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, da procuradora-geral adjunta administrativa, Adriana Gouveia e da procuradora-geral adjunta do Contencioso, Ana Carolina Gluck Paul, além de procuradores e servidores da casa.
“Que a gente consiga entregar este serviço tão importante para o cidadão, para o usuário do serviço da Procuradoria-Geral do Estado. O que muda a vida das pessoas são ações concretas e vemos o serviço público em outro patamar. Que as pessoas possam vir aqui, de fato, resolver o que precisam, sabendo para onde se dirigir”, concluiu Hana Ghassan, vice-governador do Pará.
Serviço - O cidadão poderá recorrer ao SAC/PGE de forma presencial ou por telefone para buscar informações sobre o andamento de processos judiciais e administrativos; débitos protestados; pagamento de precatórios e RPVs; atendimento ao contribuinte (origem, pagamento e parcelamento); pedidos de acordo ou cópia de pareceres, PADs e outros documentos que estejam tramitando na PGE; Cédula C de pagamento de acordo ou decisão judicial; recebimento e tratamento dos SICs; além de pedidos de agendamento de reunião.
“O relatório identificou mais de 30 questões demandadas pelo público à PGE. Cada um destes serviços tinha um fluxo diferente, então, funcionava de forma descentralizada, o que dificultava que estas demandas fossem atendidas com eficiência. Acabava sendo confuso procurar nossos serviços. O que há de inovador é que estamos concentrando estas mais de 30 questões identificadas e até outras que vierem a surgir, em uma única porta de entrada, a qual vai fazer o direcionamento correto de cada demanda. O cidadão só vai precisar vir aqui no prédio do SAC, ou fazer este acesso por telefone, informar sua dúvida ou a informação que ele deseja obter e, daqui, já será direcionado ao setor correto. Muito mais do que criarmos um novo espaço, é construirmos a imagem da PGE à sociedade de que o seu atendimento ao público é eficiente, resolutivo, mostrando que a pessoa vai vir aqui e será bem acolhida, que possamos bem cumprir nosso papel como servidores públicos”, disse o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer.
O SAC/PGE funciona na Av. Conselheiro Furtado, nº 616, no horário das 9h às 16h. O telefone para contato é: (91) 3344-2727.