Núcleo de Música Antiga da Fundação Carlos Gomes faz recital na 'Igreja de Sto Alexandre'
Apresentação vai começar a partir das 19h, com a entrada franca, e repertório com obras de períodos clássicos da história da música
Nesta quinta (9), a Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes realizam mais um recital do Projeto Música nos Museus. Desta vez, a programação contará com a participação do Núcleo de Música Antiga que se apresentará, às 19h, na Igreja de Santo Alexandre, com entrada franca. No repertório, os músicos interpretarão obras, que remetem aos períodos clássicos da história da música.
O projeto Música nos Museus é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG) e do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), e ocorre em parceria com o Sistema Integrado de Museus e Memorais (SIMM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Com entrada gratuita, o projeto proporciona ao público apresentações musicais gratuitas em museus e espaços culturais com a participação de professores e alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes.
No repertório, serão apresentadas as composições Sonata em Ré Maior (G. F. Handel), Sonata em Si Menor Op VII n°2(J. B. Boismoetier), Sonata Canônica n°2 em Ré Maior (G. P. Telemann), Mrs. Winter's Jump (J. Dowland) e Trio sonata em Sol Maior BWV 1039 (J. S. Bach).
Núcleo de Música Antiga – O grupo nasceu da necessidade da existência de dedicar atenção ao tema. As atividades começaram este ano, a partir da iniciativa de músicos profissionais da casa. Com a proposta de utilizar réplicas de instrumentos de época, adaptar e arranjar obras do repertório canônico da música de concerto, pesquisar sobre estilo e prática musical dos séculos XVIII e XIX, os músicos objetivam proporcionar à comunidade a apresentação de obras de compositores dos períodos barroco, rococó e clássico. Atualmente o grupo é formado por João Pedro Pagliosa (traverso), Jonathan Miranda (traverso), Maurício Gomes (alaúde), Maynara Malcher (violoncelo), Acácio Cardoso (flauta doce) e Rodolfo Santana (espineta).
“Nós apresentaremos alguns arranjos que foram elaborados especialmente para essa edição do projeto. Além disso, um grande diferencial é que o Núcleo de Música Antiga é o único grupo, formado por músicos do nosso Estado, que irá tocar os instrumentos antigos, apresentando sonoridade e afinação diferenciados”, ressaltou João Pedro Pagliosa, músico e professor do Instituto Estadual Carlos Gomes.
Projeto Música nos Museus, a entrada é gratuita
Núcleo de Música Antiga da Fundação Carlos Gomes
Data: 09/05
Hora: 19h
Local: Igreja de Santo Alexandre, na Praça Frei Brandão, no bairro da Cidade Velha, em Belém.