Seduc inicia 'Bora Alfabetizar' para potencializar alfabetização na idade certa
Programa intensifica as ações e discussões sobre processo de alfabetização para consolidar esforços pelo direito de aprender das crianças
A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio do Programa Alfabetiza Pará, deu início à campanha ‘Bora Alfabetizar’, cuja finalidade é intensificar, nos meses de maio e junho, as ações e discussões, no âmbito escolar, a respeito do processo de alfabetização, buscando somar esforços para garantir o direito de aprender das crianças, nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, com foco na apropriação inicial do sistema de escrita alfabética.
A iniciativa, de acordo com a Seduc, iniciou com o fornecimento de um manual de orientações para acompanhamento e intervenções da aprendizagem de alfabetização inicial, onde profissionais de educação ficaram cientes de como irá ocorrer a mobilização. O acompanhamento será feito em seis passos, que deverão ser trabalhados até junho, que envolve a Avaliação Diagnóstica, ferramenta de acompanhamento e intervenção nesse processo, pois possibilita o direcionamento de atividades, considerando as características de cada estudante, os avanços e as dificuldades enfrentadas no processo, e direciona diferentes estratégias de diversificação de intervenções coletivas, em agrupamentos produtivos e individuais.
Outro passo é a Rotina Semanal, que refere-se a sugestão de organização do tempo/espaço da sala de aula para o trabalho com as práticas de linguagens necessárias ao processo de letramento e alfabetização. E, por fim, a Celebração das Aprendizagens, onde as escolas devem organizar e realizar a culminância dos trabalhos produzidos pelas crianças, bem como celebrar as aprendizagens e trabalhos produzidos no decorrer dos dois meses.
“É uma campanha específica para rede estadual de ensino, com o objetivo de orientar as escolas a respeito do processo de alfabetização dos estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, buscando somar esforços para garantir o direito de aprender das crianças. Propor que toda a rede siga a mesma organização do trabalho pedagógico é um desafio considerando as características específicas dos estudantes. A cada semana, daremos passos importantes para alcançar nossa meta nas turmas de 1º e 2° anos, no sentido de avançar nas hipóteses silábico, silábico-alfabético e alfabético”, disse Carla Reis, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc.
Nesta primeira semana, nos dias 06 e 07, está sendo feita a sondagem diagnóstica 1, já nos dias 08 a 10, será feita a entrega dos formulários dos resultados da avaliação. Nos dias 30/05 e 04/06 é a sondagem diagnóstica 2 e no período de 05 a 07/06, a entrega dos resultados da avaliação. A sondagem diagnóstica 3 será aplicada nos dias 24 e 25/06, e os formulários com os resultados da avaliação estão marcados no período de 26 a 28/06, em seguida a celebração da aprendizagem.