Trabalhos de alunos do Curro Velho são exibidos no 1° Festival da Inclusão em Belém
Evento celebra as habilidades, talentos e serviços voltados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências
A Fundação Cultural do Estado do Pará esteve presente, por meio do Núcleo Curro Velho, no 1° Festival da Inclusão, realizado no Hangar, em Belém, no final de semana. O evento celebra as habilidades, talentos e serviços voltados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou da abertura do festival. "A gente sabe o quanto isso é importante, dar essa oportunidade para as famílias, com produtos de várias regiões do Estado. Sabemos que temos muitos desafios pela frente, mas é importante a gente saber, também, que o governo do Estado foi o governo da Federação de todo o Brasil que mais abriu vagas de atendimento para as famílias com autismo", afirmou a vice-governadora.
O estande do Curro Velho exibiu uma amostra dos trabalhos de iniciação artística, entre eles cerâmica, miriti e papietagem, desenvolvidos no núcleo, onde a inclusão é feita por meio da Arte. "Essas peças que trouxemos para o evento são feitas por crianças autistas e por pessoas com deficiência que fazem partes das nossas oficinas, então nós naturalmente fazemos parte dessa cena da inclusão", explicou Paulo Assunção, diretor do Curro Velho.
A instituição também levou para o evento a apresentação do grupo musical “D’aqui”, composto por pessoas da Vila da Barca, entorno do núcleo do Curro Velho, no bairro do Telegrafo, capital paraense.
O evento recebeu mais de 50 empreendedores, associações, pessoas físicas e organizações governamentais. "É importante que a gente traga visibilidade para as habilidades das pessoas com autismo e outras deficiências. A política pública é intersetorial e a gente precisa abrir mais espaços como esse para gerar renda, empregabilidade, visibilidade, o empreendedorismo", destacou Nayara Barbalho, coordenadora de Políticas Públicas para o Autismo.
Nos últimos quatro anos, o Estado do Pará liderou a abertura de vagas de atendimento para pessoas com autismo no Brasil, de acordo com a coordenação de políticas públicas para o Autismo.
O 1° Festival da Inclusão foi idealizado e organizado pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).