Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Expresso Cultural acontece neste sábado e domingo, no Museu do Estado do Pará

Por Lorena Saraiva (SECULT)
04/05/2024 13h39

Arte e ancestralidade foram temas em destaque do penúltimo dia do Expresso Cultural, que aconteceu hoje (4) no Museu do Estado do Pará. Desta vez, o espaço recebeu a visita das crianças da Usina da Paz Marituba, que participaram de oficinas interativas da exposição "Bancos Indígenas do Brasil - Grafismo".

A ação, realizada pela manhã, contou com a presença de quase 40 alunos da escola municipal de Ensino Fundamental Otília Begot, que exploraram os detalhes da mostra itinerante com o apoio dos mediadores do museu, que explicaram de forma didática os símbolos, a tradição e as referências da arte indígena. A iniciativa é realizada pelo Governo do Pará, através Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Além de contemplarem a exposição, os alunos foram incentivados posteriormente a praticar os conhecimentos adquiridos participando de uma atividade, na qual eles puderam criar ludicamente seus próprios bancos indígenas de papel e pintar grafismo impressionistas.

O Expresso Cultural é uma política pública que articula o acesso das periferias da Região Metropolitana de Belém aos museus históricos da cidade como ferramenta de educação patrimonial. As Usinas da Paz possuem um papel de entrada e articulação para efetivar políticas públicas de cidadania, incluindo visitações pela história da região paraense, diz Jackson Soares, da administração da UsiPaz Marituba.

"As crianças estarem em museus e ter esse contato com a arte indígena é muito importante para saber de onde é que vem certos costumes da nossa região. É uma experiência muito legal enraizar dentro delas o conhecimento", afirmou.

Os estudos indígenas fazem parte do currículo escolar e deve ser trabalhado com dedicação e com diálogos que aproximam os alunos com os povos originários, complementa a gestora Sílvia dos Santos, da escola Otília Begot. "Uma grande maioria [dos alunos] não conhecem, então hoje nós estamos trazendo essa arte para dentro da escola, essa cultura que para eles está sendo extraordinária. Eles amaram", se alegra.

Expresso Cultural continua pela tarde e encerra domingo - Ainda em clima de encerramento desta edição do Expresso Cultural, na tarde deste sábado, a partir das 13h30, é a vez da UsiPaz Terra Firme visitar o museu e participar das atividades educacionais. Na manhã de domingo (5), às 9h, a UsiPaz Guamá também participará do circuito.

Texto: Quezia Dias - Ascom/Secult