Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Novos residentes do Hospital Jean Bitar recebem capacitação para maior integração e melhoria assistencial

O encontro ressalta a importância da integração nos processos de qualidade da instituição, que fortalece a proximidade entre os profissionais e os gestores assistenciais

Por Marcelo Zeno (HJB)
03/05/2024 13h27

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, realizou um treinamento em Sistemas de Notificação, para os novos médicos residentes da unidade, que visa ressaltar a importância da integração nos processos de qualidade da instituição que fortalece a proximidade entre os profissionais e os gestores assistenciais.

Para o coordenador do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Yago Larrat, a integração é de suma importância. "Integrar os residentes nos processos de Qualidade do HJB marca um novo capítulo na busca contínua por excelência assistencial. Essa aproximação entre a gestão da qualidade e a equipe médica promove uma sinergia entre teoria e prática, resultando em melhorias concretas nos processos assistenciais", enfatizou.

A enfermeira do NQSP, Érica Borges, ressaltou o papel fundamental dos ciclos de integração dos novos residentes. "Esses ciclos fornecem uma base sólida de compreensão dos objetivos e procedimentos da gestão da qualidade, capacitando os residentes a se tornarem agentes de mudança, desde o início de sua jornada no hospital", ressaltou.

A profissional ressalta ainda que os resultados positivos da abordagem já são evidentes. A troca de conhecimento e experiências entre os residentes e a equipe estabelecida promove um ambiente de aprendizado mútuo, onde a inovação e a eficiência florescem. "Dessa forma, a integração dos residentes nos processos de qualidade não apenas fortalece a excelência assistencial, mas também prepara uma nova geração de profissionais comprometidos com a evolução contínua da saúde".

A residência médica oferecida pelo HJB é uma importante etapa na formação de médicos qualificados e contribui significativamente para o avanço da medicina e para a qualidade do cuidado ao paciente.

Entre os profissionais capacitados, está a médica residente Andrea Modesto, que elogiou a iniciativa da capacitação para maior integração entre eles e a instituição. "Temos a oportunidade de aprender na prática, enquanto médicos, dividindo a responsabilidade do cuidado ao nosso paciente. A curva de aprendizado é muito alta, pois estamos mergulhados 100% na prática médica diretamente com o paciente em beira leito. Dessa maneira, o usuário é muito beneficiado, pois devido ao processo de aprendizagem, as condutas médicas são constantemente reavaliadas e discutidas com médicos extremamente competentes e renomados", ressaltou.

O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais.

Serviço: O HJB fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB