Governo do Pará garante 11 aparelhos de hemodiálise a Hospital Geral de Tailândia (HGT)
Novos equipamentos fazem parte do projeto de expansão do HGT, que inclui a adição de mais 10 leitos de UTI para neonatal e adultos, além de um novo Centro de Hemodiálise equipado com 20 cadeiras
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), repassou ao Hospital Geral de Tailândia (HGT), 11 novos aparelhos de hemodiálise para pacientes com doenças renais crônicas. São 20 novos aparelhos para a unidade hospitalar.
"A chegada dos novos aparelhos de hemodiálise ao Hospital Geral de Tailândia marca um avanço significativo na qualidade do tratamento oferecido aos pacientes renais crônicos da região. Esses equipamentos vão impulsionar nossa capacidade de atendimento e reforçar o compromisso do Estado com a saúde pública”, afirma a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.
Os novos equipamentos fazem parte do projeto de expansão do HGT, que inclui a adição de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para neonatal e adultos, além de um novo Centro de Hemodiálise equipado com 20 cadeiras. Este centro atenderá usuários de Tailândia e dos municípios que integram a região de Integração do Tocantins.
“Essa expansão aumenta a capacidade de atender mais pacientes e eleva a qualidade dos tratamentos que oferecemos, especialmente, para aqueles com doenças renais. É um avanço essencial para assegurar que nossos usuários atendidos tenham ainda mais acesso aos cuidados de saúde necessários", destacou o diretor executivo do HGT, Cristian Tassi.
Aos 39 anos de idade, Valdilene Castro foi internada, recentemente, por 35 dias no HGT, com um diagnóstico de Insuficiência Renal Aguda (IRA), o que exigiu o início de sessões de hemodiálise na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Agora, Valdilene está grata ao Hospital.
“Graças a Deus fui bem tratada e bem cuidada. Achei muito bom o atendimento que recebi. Gostaria de agradecer à equipe do serviço de hemodiálise do hospital, que esteve comigo o tempo todo. Agora, iniciei as sessões de tratamento via ambulatorial em outra cidade, mas em breve poderei realizar o tratamento aqui mesmo em Tailândia, evitando o desgaste das viagens. Isso fará uma grande diferença na minha qualidade de vida, permitindo que eu fique perto de casa e evite o cansaço das viagens,” disse Valdilene.
Aprimoramento
Para ampliar os seus serviços, a unidade hospitalar foi equipada, recentemente, com 10 novas incubadoras para o cuidado neonatal e 10 oxímetros de nova geração. Além disso, um novo equipamento de mesa cirúrgica foi recebido e uma moderna autoclave foi montada e instalada na Central de Material e Esterilização (CME). Juntos, esses aprimoramentos fortalecem o cuidado neonatal, cirúrgico e de esterilização na instituição. Os equipamentos também foram repassados pelo Governo, por meio da Sespa.
Desde setembro de 2022, o HGT realiza sessões de hemodiálise em pacientes em Urgência Dialítica e Insuficiência Renal Agudo (IRA), na UCI. Somente em 2023, foram realizadas 330 sessões de hemodiálise e, somente no primeiro trimestre de 2024, foram 135 sessões.
O Hospital Geral de Tailândia tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-31210.