Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUPERAÇÃO

Com suporte terapêutico do CIIR, PcD's conquistam troféus na corrida do Sesi

Os usuários ocuparam o 1º e 2º, lugares, no pódio da 32ª Edição da "Corrida do Sesi e 8ª Edição da Caminhada do Sesi", promovida pelo Serviço Social da Indústria - DR/Pará

Por Pallmer Barros (CIIR)
02/05/2024 17h00

Usuários assistidos pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) quebraram barreiras e ocuparam o 1º e 2º, lugares, no pódio da 32ª Edição da "Corrida do Sesi e 8ª Edição da Caminhada do Sesi", promovida pelo Serviço Social da Indústria - DR/Pará, tradicional evento esportivo alusivo ao "Dia do Trabalhador", no Pará, o qual foi marcado por histórias de superação e que vão inspirar e transformar vidas.

Na categoria "Participante cadeirante com condutor", a instituição garantiu o primeiro lugar com o usuário Felipe Soares, e em segundo lugar, um grupo de reabilitandos conquistou o troféu na categoria "Pessoas com Deficiência (PcD)" que incluiu cerca de 15 usuários com diagnósticos nas quatro linhas de deficiência: auditiva, física, intelectual e visual. 

"Foi uma grande representatividade para as pessoas com deficiência no evento esportivo. Em relação à qualidade de vida, a premiação comprova os resultados do trabalho que a instituição realiza junto aos reabilitandos, que ganharam mais qualidade de vida, maior independência e, principalmente, funcionalidade e com isso mais inclusão na sociedade. É uma grande vitória para todos nós e um incentivo aos demais", destacou Marianne Vianna, coordenadora Técnica da Reabilitação no CIIR. 

Preparação – Conduzido pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), no setor de Mecanoterapia, o terapeuta João Rodrigues destaca a importância do plano terapêutico na preparação dos usuários em todos os aspectos, inclusive, na participação de eventos esportivos a PcD’s. 

Para tanto, o profissional explica que trabalha o fortalecimento de membros inferiores e superiores (para cadeirantes) para ganho de condicionamento físico que possibilita as tomadas de decisões durante a prova. Não menos importante, estão ainda o alongamento, respiração e mobilidade. 

Com diagnóstico de paralisia cerebral, Felipe Soares, de 29 anos, é acompanhado pela intuição há cinco anos. Ele participou pela segunda vez da corrida do Sesi, no entanto, há cerca de três anos disputa competições de rua, inclusive, com participação na 98ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, em janeiro de 2024. João Rodrigues ressaltou que o Felipe evoluiu tanto que passou a integrar os projetos de esportes adaptados em que o CIIR proporciona. 

Em seu acompanhamento, Felipe Soares pratica atividades esportivas como vôlei, natação, polo aquático e o principal, a canoagem, todos adaptados, como suporte terapêutico. 

Para Margareth Soares, de 54 anos, mãe do usuário, ratifica que as terapias esportivas trouxeram vários benefícios para a evolução clínica do rapaz, como a melhora da sua coordenação motora, além de incentivar a tornar-se um corredor de rua.  

"Em cinco anos de reabilitação, o meu filho consegue realizar vários movimentos como no vôlei, por exemplo. Passou a disputar competições em Belém, após sentir-se seguro e incluído na sociedade, por meio das sessões de terapias. É uma evolução significativa porque, antes, era totalmente dependente até para realizar a higiene pessoal", enfatiza a genitora.  

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.