Escola Tecnológica de Santarém já formou mais de 600 alunos
Em apenas seis meses de implantação, a Escola Tecnológica de Santarém, na região oeste do Pará, já formou mais de 600 alunos em cursos de diferentes áreas. O ensino técnico 100% gratuito ofertado pelo Governo do Estado no município está ajudando a capacitar e qualificar jovens e adultos que buscam uma colocação no concorrido mercado de trabalho.
Inaugurada em 10 de junho de 2017, a EETEPA é gerida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O educandário já ofertou 28 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC's). De acordo com a direção, já foram certificados 384 alunos. Outros 300 deverão receber seus diplomas brevemente. A diretora Luciana Santos afirma que num curto período a Escola Tecnológica atingiu seus primeiros objetivos.
"Ofertamos 28 cursos FIC's, com a certificação de 384 alunos, outros 300 ainda serão certificados. Temos hoje no quadro 450 alunos matriculados nos cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente, divididos entre os cursos de Informática, Logística e Meio Ambiente. Então, finalizar o ano com esses números dá a sensação de dever cumprido e a sociedade santarena pode esperar muito mais para o ano de 2018", ressaltou a diretora.
Mercado - A implantação da Escola Tecnológica abriu portas para que muitos jovens, ainda cursando o ensino regular e outros que já haviam terminado os estudos, tivessem uma chance para buscar qualificação ou se aprimorar em alguma área de conhecimento. Para muitos deles, na faixa etária entre 17 a 25 anos, esta foi a chance de se especializar em uma área de conhecimento para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. O exemplo é da aluna Karliane Lopes, 17 anos, formada no curso de Assistente em Logística.
"Essa foi uma experiência enriquecedora. Adquiri novos conhecimentos, me especializei em uma área que sempre tive interesse e agora posso concorrer a uma vaga para trabalhar em empresas que buscam o profissional de logística", explica.
Cursos - Os cursos têm carga horária que variam entre 100 a 200 horas. Entre os já ofertados estão o de: Auxiliar em Administração de Redes; Agente de Informações Turísticas; Agente de Projetos Sociais; Condutor de Turismo de Aventura; Auxiliar de Operação Logística; Auxiliar de Fiscalização Ambiental; Auxiliar Administrativo de Secretaria Escolar; Gestão em Turismo; Assistente de Logística; Operador de Computador; Auxiliar de Agropecuária; Agente de Informações Turísticas; Recepcionista de Eventos; Monitor de Uso e Conservação dos Recursos Hídricos; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Operador de Beneficiamento de Frutas e Hortaliças e Preparação para o Enem.