Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO

Governo debate demandas para o II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres

Reunião em Belém, promovida pela Semu, fortalece o diálogo com representantes de Organismos de Políticas Públicas para Mulheres

Por Milene Amaral (SEMU)
29/04/2024 17h50

Com o objetivo de fortalecer a participação dos Organismos de Políticas Públicas para Mulheres (OPMs) no II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de junho, em Brasília (DF), a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) realizou na manhã desta segunda-feira (29) uma reunião com representantes das OPMs do Pará. O Estado deve ter uma participação efetiva no Fórum, levando demandas de mulheres dos 144 municípios paraenses.Participantes da reunião virtual em preparação aos debates do Fórum

A reunião virtual foi aberta pela coordenadora de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero da Semu, Márcia Jorge, dizendo que "hoje nós trouxemos os temas que serão discutidos no Fórum, em Brasília. Entre as pautas, o fortalecimento da gestão das políticas nesses municípios. Agora, é necessário que esses organismos façam um levantamento das redes de atendimentos nesses locais e, assim, gerem um diagnóstico local".

A reunião desta segunda-feira contou com a participação das representantes dos municípios de Marituba, Viseu, Barcarena, Augusto Corrêa, Óbidos, Anajás, Garrafão do Norte, Parauapebas, São Sebastião da Boa Vista, Melgaço, Itaituba e Paragominas.

Lugar de poder - Márcia Jorge ressaltou a importância do levantamento de dados para garantir a funcionalidade dos serviços. "É por meio do Plano Plurianual (PPA) que cada município, com a coleta de informações, garante recursos e executa de forma efetiva as ações em prol das mulheres, como acontece na saúde e na educação", explicou a coordenadora.

Outra pauta importante a ser fortalecida é o fomento à participação feminina na política e nos espaços de poder e decisão. "Nós sugerimos, e foi repassado às equipes, que seja feito um levantamento das pré-candidatas em cada município. Dessa forma, a Semu pode estar subsidiando essas mulheres com informações, que venham engrandecer na construção de políticas públicas baseadas nos dados e informações coletados por nós", acrescentou Márcia Jorge.

Busca de igualdade - Os Organismos de Políticas Públicas para Mulheres são órgãos responsáveis pela criação, implementação e execução de políticas públicas em prol dos direitos das mulheres, que busquem a igualdade de gênero nos espaços.

Atualmente, o Pará conta com 34 OPMs, dos quais 19 são coordenadorias, 11 secretarias, três diretorias e um núcleo de atendimento, localizado no município de Santarém, na região oeste. As OPMs atuam nas 12 regiões de Integração do Estado.