Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Seaster planeja novas ações para 2018

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/01/2018 00h00

A ideia que levou o administrador Raimundo Sales, presidente da Associação de Cegos do Pará (Ascepa), a fazer o curso de empreendedorismo para pessoas com deficiência, foi a mesma que guiou a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) – responsável pela formação em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – durante todo o ano de 2017: multiplicar conhecimento. O intuito, nos dois casos, é poder fortalecer as instituições e empoderar as pessoas que as constituem.

Raimundo conta que não apenas procurou o curso para engrandecimento pessoal, mas, estando na posição de presidente de uma importante instituição que representa os cegos no Pará, viu ali a oportunidade de levar o conhecimento adquirido aos usuários da associação. “Quando a Seaster promove cursos dessa natureza, voltados para pessoas com deficiência, ela acaba colaborando não apenas com quem está envolvido de forma direta, mas também com outros para os quais esse conhecimento é multiplicado”, declarou.

Esse foi o cerne das ações da Seaster em 2017, por isso a secretaria se preocupou em promover eventos que a aproximasse das administrações municipais. O Encontro de Gestores foi o maior destaque, pois empreendeu um esforço conjunto de toda a secretaria, que visou atender gestores e técnicos municipais para promover a integração entre as políticas de assistência social, em âmbito estadual e municipal.

Além disso, o evento – que ocorreu em sete municípios polos e reuniu mais de 340 representantes municipais, entre gestores e técnicos – buscou fornecer meios e instrumentos de apoio que garantissem a continuidade das ações. “Enquanto Seaster, fizemos questão de realizar esses encontros para dialogar sobre a política de assistência social. Acredito que só podemos crescer quando nos permitimos compartilhar conhecimento. Cada município tem suas peculiaridades e a secretaria pôde estar muito mais próxima de cada um, através do trabalho regionalizado”, considerou Ana Cunha, titular do órgão.

A promoção do encontro foi de extrema importância para afinar a política de assistência social estadual e municipal, o que culminou com o ano de 2017 encerrando com o dobro de municípios executando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – em janeiro eram 25 municípios e em dezembro 50 – e também na reafirmação da parceria entre o governo estadual e municipais para o cofinanciamento de projetos na área da assistência social.

“Fechamos um ciclo estratégico realizado pela Seaster, com a finalidade de dar apoio técnico para os gestores municipais da Assistência Social e também contribuir com o fortalecimento das políticas socioassistenciais de nosso Estado”, informou Ana Cunha durante reunião em que anunciou a liberação de 7,5 milhões em recursos a serem repassados para os municípios.

Diretorias - A Seaster é composta por cinco diretorias, três na área da assistência social e duas na área de trabalho, emprego e renda. As diretorias de Assistência Social (DAS); de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP); e de Segurança Alimentar e Nutricional (DISAN) estão na área da assistência e as de Trabalho e Emprego (DTE); e Qualificação Profissional e Empreendedorismo (DQPE) na chamada “Área Trabalho”. As diretorias foram responsáveis pela promoção de grandes e importantes eventos como a 11° Conferência Estadual de Assistência Social, que reuniu mais de mil pessoas em dois dias de evento e foi transmitido ao vivo pela internet. O evento representou importante oportunidade de diálogo entre representantes do poder público e da sociedade civil.

Outra importante iniciativa da DAS são as capacitações como o Capacita Suas e Operadores do Suas que é voltado para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos municípios. O Pará também foi reconhecido nacionalmente por seu trabalho pioneiro com as famílias indígenas e com o Programa 1° Infância no Suas. Na DRCCP, o destaque fica por conta das mais de 340 mil certidões emitidas nos 144 municípios paraenses e a DISAN com o aceite de 22 municípios ao PAA e retomada de mais três.

No âmbito da DTE e DQPE, a Seaster executou ações de atendimento a trabalhadores por meio de 40 postos e balcões de emprego que compõem, atualmente, a rede do Sistema Nacional de Emprego – SINE no Estado. Em conjunto, foram atendidos mais de 270 mil trabalhadores, tanto em ações de intermediação de mão-de- obra, quanto à recepção ao benefício do Seguro-desemprego. Além disso, 1.412 trabalhadores foram qualificados em 22 municípios.

Colaboração: Laina Sagica