Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESISTÊNCIA E PREVENÇÃO

Seju realiza ações de prevenção às drogas na região do Lago do Tucuruí

Mais de 300 pessoas foram atendidas em reuniões de capacitação e palestras em escolas públicas

Por Igor Oliveira (SEJU)
25/04/2024 13h22

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) esteve, nos dias 23 e 24 de abril, nos municípios de Tucuruí, Goianésia do Pará e Breu Branco, na Região de Integração do Lago do Tucuruí, realizando atividades que visam promover resistência e prevenção ao uso de drogas.

As ações foram desenvolvidas pela Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), vinculada à Seju, e envolveram palestras em escolas e capacitação com profissionais de educação e assistência social. Mais de 300 pessoas foram atendidas pela iniciativa. 

Com o tema central "Prevenção ao uso de drogas em ambiente escolar", a capacitação com profissionais das redes municipais de Breu Branco e Goianésia do Pará fortaleceu a comunidade local na luta de diversas questões sociais, com destaque para o alerta aos riscos do uso de entorpecentes entre os jovens. 

Jacilene Marques, chefe do Núcleo Multiprofissional de Convivência da Unidade Regional de Ensino de Tucuruí, participou da  ação realizada em Breu Branco. “O que achei mais interessante e mais importante foi a comunidade se interessar pela situação em que os jovens se encontram, o retorno que deram é que estão prontos para nos ajudar nessa questão em relação aos nossos alunos”, afirma. 

Troca de conhecimentos - Em Tucuruí, foi realizada uma palestra com  alunos da rede pública de educação, abordando a importância de conhecer os riscos do consumo de drogas e não permitir que elas prejudiquem o desenvolvimento pessoal e social.  

Nesses encontros, é reforçada a necessidade dos pais não somente aprenderem mais sobre a questão das drogas, mas também compreenderem o seu papel na prevenção. “A família trabalha para o bem-estar dos filhos e ela precisa aprender a desenvolver um suporte emocional. Houve muitos depoimentos de pais sobre a dificuldade de se estabelecer comunicação com os jovens e sobre a importância do fortalecimento dos laços familiares”, explica Márcia Marques, técnica de projetos estratégicos da Cenpren. 

Ainda em Tucuruí, foi promovido um encontro com servidores da Polícia Militar, Fundação Parapaz, Ministério Público do Estado,  Secretaria Municipal de Assistência, entre outros órgãos públicos ligados diretamente à temática do combate ao uso de drogas. A reunião proporcionou a troca de experiências sobre o assunto e a estabelecer tratativas para elaborar um plano de ação coletivo no enfrentamento ao uso de substâncias ilícitas em toda a região.