Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas através de denúncia pelo canal 181
A prisão ocorreu após denúncia pelo canal do Disque-Denúncia da Segup, que identificou a investigada e apreendeu mais de 15kg de maconha
Uma denúncia feita ao Disque-Denúncia, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), levou à prisão em flagrante de uma mulher que transportava mais de 15 kg de entorpecente do tipo maconha (skunk), no município de Marabá, na última quarta-feira, 24.
A prisão foi efetuada por agentes da Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos, da Superintendência Regional do Sudeste Paraense (10° Risp) e do Núcleo de Apoio à Investigação de Marabá (NAI).
A ação contou com o auxílio da população, que utilizou o canal 181 para realizar a denúncia, que levou às diligências investigativas para a identificação da suspeita.
“Mais uma vez as equipes de investigação conseguiram interceptar uma ação criminosa, através de denúncias feitas ao Disque-Denúncia, sendo ele um canal importantíssimo para nós da segurança pública, pois é um canal de proximidade com a população que nos possibilita alcançar ações e atos criminosos que, sem a ajuda da sociedade, talvez não conseguíssemos atingir. Por isso sempre divulgamos e esclarecemos que a população também é um dos braços fortes da segurança e com ajuda dela podemos coibir e inibir atos criminosos no nosso estado”, disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Flagrante - Ao todo, foram apreendidos 15,5 kg de drogas do tipo maconha (skunk), armazenadas em 27 tabletes, escondidos no interior de sacos contendo cestas básicas.
Para o delegado e diretor do Disque-Denúncia, Christian Rocha, o material estaria sendo transportado para a capital, Belém. A origem dos tabletes era de Campo Grande Mato Grosso do Sul.
Os agentes realizaram a abordagem a um ônibus, na rodoviária no município de Marabá, onde a mulher foi identificada e presa em flagrante pelas equipes policiais. A acusada foi apresentada à 21ª Seccional do município, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.
O diretor do Disque-Denúncia, Christian Rocha, destaca que a contribuição da população é de suma importância para que, a partir de denúncias feitas de forma totalmente sigilosas, possam auxiliar nas investigações de casos e elucidação de crimes.
“Importante que todos utilizem os nossos canais de denúncia para que as forças de segurança possam chegar até os envolvidos ou suspeitos de atos criminosos que comprometam a paz e a ordem social. Destacamos também que todas as denúncias feitas para o nosso canal são anônimas e o sigilo das informações são garantidos para que se possa obter êxito nas diligências e investigações apuradas a partir delas”, disse o delegado.
Canais - As denúncias registradas têm possibilitado a elucidação de crimes e a captura de criminosos. O Disque-Denúncia disponibiliza diversos canais para aproximar o cidadão comum da segurança.
A população pode realizar a denúncia por meio do canal tradicional, ligando para o número 181, ou ainda pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, acessando o Canal da Iara - Inteligência Artificial Rápida e Anônima, pelo número (91) 98115-9181, por onde podem ser enviados fotos, vídeos, áudios e localização em tempo real.
Outra forma de denúncia pode ser feita através do chatbot (caixa de diálogo com atendimento virtual), presente em diversos sites dos órgãos da segurança pública, e o formulário web, disponibilizado no site da Segup, totalizando quatro canais para a sociedade. As denúncias são feitas de forma anônima garantindo total sigilo das informações e do denunciante.