Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Seaster realiza encontro com empresas e jovens aprendizes em alusão ao Dia do Jovem Trabalhador

Por Camila Santos (SEASTER)
24/04/2024 18h27

Em alusão ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, comemorado no dia 24 de abril, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou um ato com jovens aprendizes, instituições de qualificação profissional e empresas parceiras do Programa Primeiro Ofício a fim de ressaltar a importância de inserir jovens e novos profissionais no mercado de trabalho.

O Primeiro Ofício surge para sensibilizar as instituições a disponibilizar vagas de aprendizagem a jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica. Através da iniciativa, mais de 2 mil jovens já foram inseridos em vagas de aprendizagem. De janeiro a abril deste ano, cerca de 200 jovens foram contemplados pelo programa.

“É preciso estar atento às mudanças do mercado, para então investir os estudos e a carreira profissional corretamente, em escolhas de profissões que estejam nas estratégias tecnológicas e promissoras. Sabemos que nem todos têm a mesma oportunidade, não nascemos em berço de ouro, e por isso o Governo do Estado, a Seaster incentiva este programa, entendendo que o conhecimento é um bem individual, que não pode ser tomado e que possibilita que e todos deem passos ainda maiores”, destacou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

Ao aderir ao ‘Primeiro Ofício’, as empresas assumem um compromisso social e passam a ser certificadas com o Selo “Empresa Cidadã". Ao longo desses anos, cerca de 80 empresas já receberam o selo. Além de promover a inclusão social e reduzir os índices de violência, o programa reforça a execução da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000).

Maria Eduarda, jovem que integra o programa, vê a iniciativa como uma grande chance de qualificação e inserção do mercado formal.

“Esse momento é muito importante para o jovem ter a visão do quanto o programa é uma chave para o futuro, uma oportunidade para adquirir conhecimento. Enxergo o primeiro oficio como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, em especial para nós jovens”, destacou.

Além do titular da Seaster, Inocencio Gasparim, participaram do ato o Secretário Ajunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista, a representante do Fórum de Aprendizagem, Deyse Macóla, o Superintendente do Trabalho, Paulo Gaia, o Superintendente de Desenvolvimento da Amazônia, Paulo Rocha e representantes da Associação Paraense de Supermercados, do Banco do Estado do Pará e do CIEE.