Escola estadual promove Feira das Profissões para orientar sobre projetos de vida e escolhas para o futuro
A ação vai até a sexta-feira, 26 e envolve toda a comunidade escolar e busca fomentar ações com o intuito de transformar a vida dos estudantes, seus sonhos, seus anseios em algo possível de ser realizado
Focados em orientar os estudantes acerca do futuro e projeto de vida, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), promove a VI Feira das Profissões. O evento começou nesta quarta-feira, 24, e segue até a sexta-feira, 26. A ação envolve toda a comunidade escolar e busca fomentar ações com o intuito de transformar a vida dos estudantes, seus sonhos, seus anseios em algo possível de ser realizado.
O projeto é realizado durante o ano inteiro junto aos estudantes, à equipe técnica, direção e aos professores, visando entregar um trabalho a comunidade escolar que envolve parceria, responsabilidade social e que ultrapassa os muros da escola. "Nós estamos na nossa sexta edição da Feira das Profissões, um projeto da equipe de linguagens da escola, que já existe há seis anos, que proporciona aos alunos orientação nos seus projetos de vida, dá uma nova perspectiva para os alunos dentro das profissões, saindo daquele lugar-comum que é só medicina, direito, e dá uma nova perspectiva para eles de outras profissões, como na área militares, perícia, polícias Civil e Militar, Bombeiros, e isso acaba abrindo um leque maior, até para oportunizar uma nova escolha aos alunos, além de muito aprendizado", explicou o diretor da escola, Jayme Lobo.
A Feira das Profissões 2024 ocorre durante três dias e cada dia é direcionado a uma área. Nesta quarta-feira, 24, a feira foi voltada à área da segurança com palestras com representantes das polícias Civil, Militar, Rodoviária, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia e outros. Na quinta-feira, 25, é a vez de focar nas faculdades e conhecer mais sobre diversos cursos. Já na sexta-feira, 26, os estudantes vão visitar as faculdades.
Para a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Milena Gaia, a feira proporcionou novos conhecimentos e um direcionamento na escolha da profissão. "Eu achei algo ótimo para as turmas já que, como a gente é da 3ª série e também o pessoal no Ensino Médio, tem essa dúvida do que seguir após concluir a escola, o que fazer. E com certeza a feira é algo ótimo. Eu adorei as palestras que assisti, que foi a da PRF. Chamou minha atenção, achei bem interessante", contou.
Segundo o professor de arte e coordenador da Feira das Profissões, André Brandão, a feira é uma oportunidade única para os estudantes. "Os estudantes da terceira série têm a oportunidade única de visitar diversas universidades, proporcionando uma experiência imersiva e prática na tomada de decisões sobre seus futuros acadêmicos. Estamos orgulhosos pelo que alcançamos com a Feira de Profissões e ansiosos para continuar aprimorando e expandindo esta iniciativa que tanto beneficia nossos alunos e a comunidade escolar como um todo", acrescentou.
Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc