Santa Casa realiza programação sobre prevenção de doenças e acidentes de trabalho
Em referência à campanha Abril Verde, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) realizou nesta quarta, 24, uma programação voltada ao compartilhamento de informações sobre a segurança e saúde no trabalho aos servidores da instituição.
O evento, coordenado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) da Santa Casa, contou com a presença do procurador do Trabalho, Élcio Arruda, que falou sobre a caracterização do assédio (moral ou sexual) e a importância da construção de uma cultura de prevenção e combate ao assédio para a promoção da saúde nos ambientes de trabalho.
“É importante que o trabalhador conheça seus direitos para que possa cobrar medidas deprocurador Élcio Arruda melhoria para que não adoeça, para que não se acidente. Esse é um interesse diretamente relacionado a ele. Então ele tem, sim, que ser orientado, ser conscientizado, receber treinamentos e capacitações. É um trabalho importantíssimo que a Santa Casa aqui implementa no sentido de criar uma cultura realmente de prevenção em saúde do trabalhador”, afirmou o procurador.
Socorro GomesA partir do que ficou sabendo na palestra, a servidora Socorro Gomes, que trabalha há 18 anos na Santa Casa, avalia que já presenciou brincadeiras entre colegas que hoje podem ser configuradas como assédio.
“Ficou mais clara a diferença entre o que é uma brincadeira e o que é assédio e aprender sobre isso é uma coisa que pode nos ajudar a melhorar realmente o ambiente de trabalho, a comunicação e o trabalho em equipe”, disse.
Assim como o caso de Socorro Gomes, a programação, que teve como tema “Enxergar o Futuro com Segurança e Cuidar do Presente”, a programação buscou reunir atividades e palestras baseadas nas demandas dos próprios servidores da instituição, explicou a presidente da Cipa Santa Casa, Denise Rosário.
“Buscamos sensibilizar o trabalhador sobre a prevenção de acidentes dentro da fundação e trouxemos uma vertente do que mais a gente acolheu dos próprios servidores. A palestra sobre o combate ao assédio, que é uma das principais atribuições da Cipa; orientações sobre alimentação saudável e segurança no ambiente de trabalho. Trouxemos também educador físico com exercício laboral para estimular o servidor contra o sedentarismo. E vamos trazer um desfile de EPI, porque hoje o trabalhador tem que saber o que é EPI e o que é vestimenta de barreira”, explicou Denise.
História - O Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, foi instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Por conta disso, no Brasil, o Ministério do Trabalho desenvolve neste mês a Campanha Nacional Abril Verde, com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Na Santa Casa do Pará, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio (Cipa) completa, neste ano, uma década de funcionamento.