Conselho Gestor discute desafios e potencialidades das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio no Xingu
Encontro abordou questões referentes ao Refúgio e Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel, em Senador José Porfírio, no sudeste paraense
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu, nesta segunda-feira (22), a 1ª Reunião Ordinária de 2024 dos Conselhos Gestores do Refúgio e Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel. Na ocasião, foram discutidos os desafios, metas e potencialidades dessas duas Unidades de Conservação (UCs) localizadas em Senador José Porfírio, na região sudoeste paraense.
O encontro, organizado pela Gerência da Região Administrativa do Xingu (GRX), reuniu no auditório da Secretaria de Saúde de Vitória do Xingu representantes de órgãos públicos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA); docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA); e das secretarias de Turismo e Meio Ambiente de Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.
Além dos órgãos públicos, a reunião também contou com a presença das Colônias de Pescadores de Senador José Porfírio (Z-70) e Vitória do Xingu (Z-12); membros da sociedade civil organizada; assim como outras entidades locais. Um dos pontos altos foi a leitura da ata da última reunião do Conselho. Este documento é fundamental para manter os participantes informados sobre os encaminhamentos e decisões tomadas nos encontros anteriores.
Outro momento importante foi a renovação do Conselho Gestor das UCs. Essa medida permite a continuidade do trabalho conjunto entre os diversos setores envolvidos na gestão e conservação das áreas protegidas. Durante a reunião, também foram discutidos temas como monitoramento ambiental, manejo sustentável dos recursos naturais e educação ambiental.
Potencialidades - Os representantes das secretarias de Turismo e Meio Ambiente apresentaram propostas para o desenvolvimento do ecoturismo nas áreas das UCs. O ecoturismo é uma atividade econômica que tem ganhado força nessa parte do estado e que pode ser desenvolvida de forma sustentável, contribuindo para a conservação da biodiversidade e geração de renda local.
A participação da sociedade civil organizada também foi fundamental para a reunião. As entidades trouxeram suas experiências e demandas, enriquecendo o debate e contribuindo para a construção de soluções coletivas. Já os representantes do Ibama e da UFPA expuseram informações técnicas e científicas que embasaram as discussões.
De acordo com o titular da GRX, Denimar Rodrigues, a 1ª Reunião Ordinária dos Conselhos Gestores do Revis Tabuleiro do Embaubal e RDS Vitória de Souzel demonstrou a importância do trabalho conjunto entre os diversos setores da sociedade para a conservação das áreas protegidas. “A troca de experiências e o diálogo entre os participantes são essenciais para o sucesso das estratégias de conservação e desenvolvimento sustentável na região”, enfatizou o gerente.
Ao final, ficou definida a data da próxima reunião (dia 21 de junho), a fim de dar continuidade aos trabalhos. Alguns encaminhamentos foram, a elaboração e aprovação do regimento interno das duas UCs bem como a discussão e a implementação do Plano de Gestão que será discutido com a presença do diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação, Ellivelton Carvalho. Esse é um dos compromissos com a comunidade para a definição do zonamento e das atividades possíveis dentro das UCs.