Prédio sede da Semu recebe primeira turma de mulheres para curso de informática
A inclusão digital é um dos eixos da secretaria para garantir a inserção feminina no mercado de trabalho
Em continuidade ao projeto "Qualifica Mulher", que visa garantir a capacitação e empoderamento da mulher, o Governo do Pará, iniciou nesta segunda-feira, 22, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), mais uma turma do curso de informática básica. Desta vez, a secretaria abriu as portas da sede para recebê-las.
O prédio sede foi entregue pelo governador Helder Barbalho, em 8 de março, e recebe, pela primeira vez, uma turma de capacitação. "É muito prazeroso ver a nossa primeira turma aqui na Secretaria. Já que nosso primeiro módulo iniciou na Universidade Federal do Pará e, agora, ver todas usufruindo desse serviço e do nosso espaço, é completamente incrível", disse Antônia Aleixo, diretora de Políticas Públicas Transversais para Mulheres.
"Neste primeiro dia de curso, aprendemos coisas básicas que vão nos ajudar no dia a dia. Fui muito bem recebida na Secretaria. Agora é terminar o curso, para no final conseguir meu certificado. Estou gostando bastante!", disse a moradora do bairro da Terra Firme, Cideia Duarte do Rosario.
As aulas acontecem na sala de capacitação, com turmas divididas em dois turnos: manhã e tarde. A expectativa da secretaria é atender mais de 2 mil mulheres até o final do ano. A iniciativa é fruto da parceria entre a Semu e o Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O projeto "Qualifica Mulher" visa promover a autonomia financeira, além da qualificação e o fortalecimento das mulheres do Estado.
A iniciativa atende mulheres jovens e adultas em situação de vulnerabilidade, levando atendimento, formação e qualificação conforme a necessidade de cada diagnóstico local nos 144 municípios do estado do Pará.