Reunião mobiliza professores em torno da aprendizagem criativa
Docentes da rede estadual de ensino conheceram a linguagem de programação ‘Scratch’ para futuro uso na comunidade escolar
Com a proposta de fortalecer e ampliar os conceitos ligados à aprendizagem criativa, docentes da rede estadual de ensino se reuniram na manhã desta sexta-feira (19) para conhecer e disseminar mais sobre a linguagem de programação, chamada de ‘Scratch’ como ponto de partida para seu fortalecimento na comunidade escolar.
“Hoje é o start da nossa mobilização aqui da rede estadual de educação. Primeiro, a gente se reuniu com um grupo pequeno, que é o grupo de algumas escolas próximas ao Núcleo de Tecnologia e depois a gente vai fazer uma reunião com as Diretorias Regionais de Ensino, para fazer também esse movimento na escola. A gente vai estar aqui para apoiar essas escolas que nunca tiveram contato com a programação. E o mais bacana dessa ação é que não é necessário ter computador ou celular. Então, é uma chance para que todos os alunos possam conhecer um pouco mais de computação criativa e que possam aprender a desenvolver soluções através da programação”, disse o professor Rafael Herdy, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
Durante o encontro, os professores puderam ter um bate-papo com o especialista em Computação Criativa na Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, João Adriano Freitas, o qual mostrou o passo a passo sobre o programa e como utilizá-lo na prática.
Scratch para qualquer idade - O Scratch é simples de ser utilizado, já que toda comunidade escolar pode escolher o que quer e monta no ambiente virtual, sendo capaz de acompanhar o resultado do seu esforço e, assim, revisar o programa criado, melhorar aspectos dele e discutir sobre novas possibilidades. É uma plataforma online, mas com possibilidade de desenvolvimento offline, além de ser gratuita e de código aberto.
“A aprendizagem criativa, hoje, ela brilha nos olhos, porque quando a gente vai trabalhar primeiro um conceito falando, aí fica difícil, às vezes, da criança entender. Aí a gente faz primeiro essa parte mais criativa, que é ele aprender o conceito fazendo, então fica mais fácil para fluir. E o Scratch é uma programação que abre a mente da criança e é fácil de aprender, bem como qualquer pessoa pode manusear”, disse a professora Célia França.
Para desmistificar a ideia de que a programação é difícil, foi convidado um aluno, de 8 anos, Lucas Buenaventura, que demonstrou como é divertido e fácil. “O meu pai me incentivou, ele descobriu e me mostrou o Scratch. Aí a gente começou a mexer e criamos um jogo. Eu acho muito legal e outros estudantes podem aprender, porque é muito divertido. Agora estou tentando fazer um jogo parecido com o ping-pong”, disse o convidado.
Scratch Day - O Scratch Day é um evento anual, de âmbito mundial, para celebração da plataforma Scratch, desenvolvida e mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que visa ao ensino de programação para crianças e jovens. Tem sido realizado como uma série de atividades em um determinado mês de maio para reunir a comunidade a compartilhar projetos e experiências de ensino de programação.
Neste ano, a temática da Campanha do Dia do Scratch 2024 é inspirada no livro “Da Minha Janela”, escrito pelo professor carioca Otávio Júnior. A Escola Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, planejou que a iniciativa acontecesse no final de maio.