Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE DE VIDA

Instituto de Gestão Previdenciária promove orientação profissional para jovens pensionistas

Ação vai esclarecer dúvidas sobre inserção no mercado de trabalho após o fim do benefício previdenciário

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
19/04/2024 16h10

O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) abriu inscrições para a segunda edição do projeto de orientação profissional aos beneficiários de pensão por morte, entre 17 e 24 anos, vinculados ao órgão. Desta vez, a programação será on-line, nos dias 15, 16 e 17 de maio, com vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo site www.igepps.pa.gov.br até 14 de maio.

O objetivo é orientar os jovens pensionistas, próximos da idade para o encerramento do benefício previdenciário, sobre escolha profissional. “Ajudá-los a planejar o futuro profissional, como qual curso ou profissão escolher, é uma maneira de promover a autonomia e a qualidade de vida desses jovens que, em pouco tempo, não mais contarão com a renda proveniente da pensão”, esclareceu Luzia Poça, psicóloga do IGEPPS.

Novidade - A programação será dividida em três encontros, das 10h às 11h30, em grupos com 25 participantes. A novidade é que as pessoas não residentes em Belém poderão ter acesso ao conteúdo a ser ministrado por meio de transmissão on-line.

“Em cada dia da programação serão discutidos temas diferentes e importantes para esse momento, como saúde mental e escolha profissional, quais critérios devem ser priorizados no planejamento de uma vida laboral mais satisfatória, tendências do mercado de trabalho e quais as formações disponíveis”, reforçou Luzia Poça.

A orientação profissional para jovens pensionistas faz parte do conjunto de políticas de gestão pública implementadas pelo Instituto. “Como temos feito com outras categorias de segurados, ofertando serviços de qualidade tanto na capital, quanto no interior, também consideramos importante a orientação para que esses jovens possam garantir a sobrevivência no futuro, quando cessar o benefício que recebem hoje. Faz parte da nossa política de gestão voltada para a qualidade de vida de todos os beneficiários”, destacou Giussepp Mendes, presidente do IGEPPS.