Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

CIIR implementa ciclo PDSA para monitorar e acompanhar as metas terapêuticas dos usuários 

Por Pallmer Barros (CIIR)
19/04/2024 15h45

Os ciclos de PDSA tem como objetivo a implantação de um instrumento de coleta de dados para a criação de indicadores assistenciais

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, implanta em seu serviço de saúde pública a aplicação do ciclo PDSA (Plan-Do-Study-Act ou Planejar-Fazer-Estudar-Agir, em português) na assistência que representa uma abordagem sistemática para a melhoria contínua dos processos. A metodologia é utilizada para implementar mudanças em pequena escala, antes de alcançar mudanças sistêmicas, envolvendo equipes ou departamentos específicos. 

Para tanto, nesta sexta-feira (19), no Auditório do CIIR, foi realizada a análise dos ciclos de PDSA que teve como objetivo a implantação de um instrumento de coleta de dados para a criação de indicadores nos diversos setores da assistência com o intuito de monitorar e acompanhar as metas terapêuticas dos usuários em reabilitação, nas quatro linhas do cuidado centrado à Pessoa com Deficiência (PcD): visual, auditiva, intelectual e física. 

A diretora assistencial do CIIR, Maria do Carmo Freitas, pontua que a melhoria contínua deve ser um objetivo dos serviços de saúde para sempre oferecer qualidade aos seus usuários. 

“Uma estratégia que serve perfeitamente a esse propósito é o ciclo PDSA. Nesse contexto, para gerenciar os indicadores assistenciais do CIIR, os gestores passam a ter uma visão global da situação e já identificam quais medidas devem ser tomadas. A partir disso, podem elaborar planos de ação que ajudem em processos de melhorias contínuas”.

Esta ação foi idealizada em conjunto pelas diretoras, assistencial, Maria do Carmo Freitas; e técnica, Fabricia Maciel; e contou com a participação das coordenações assistenciais com representatividade de Vanessa Teixeira, do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea); Bruno Cruz e Marianne Vianana, do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV); além de Samilly Batista e Kallynne Avelar Miranda, ambas do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea). Junto aos terapeutas, houve a validação do instrumento de coleta de dados, implementação e resultados esperados, garantindo assim, uma assistência pautada em métodos. 

Carlos Borges, de 32 anos, é usuário do ambulatório sendo assistido há três anos na instituição e, no período, observou mudanças significativas no atendimento. “A cada ano que passa eu só vejo evolução no CIIR, implantações de processos para garantir a nós usuários um atendimento seguro, e fico satisfeito, porque as tomadas de decisão estão dando certo. Por exemplo, as pulseiras de identificação, no início de atendimento, surtem efeito para não haver erro. Os riscos de queda, também é outra ferramenta que nos protege na instituição”, analisou.

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários têm acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.