Santa Casa obtém aplicativo e amplia segurança nas passagens de plantão
De acordo com o hospital, software vai agilizar e garantir maior precisão na troca de informações sobre os cuidados hospitalares com os pacientes
Lideranças em enfermagem da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) conheceram, na quinta-feira (18), o aplicativo Passagem de Plantão. A ferramenta vai começar a ser implantado nas áreas de internação do hospital a partir de maio deste ano.
O software, que vai agilizar e garantir mais precisão na troca de informações sobre os cuidados hospitalares com os pacientes, foi elaborada em conjunto pelas gerências de tecnologia da informação e redes e infraestrutura da Santa Casa, a partir da solicitação da coordenação geral de enfermagem do hospital e será usada pelos enfermeiros diariamente e em todos os turnos de trabalho, explica a enfermeira Clélia Andrade.
“Nós desenvolvemos um modelo de aplicativo Passagem de Plantão e Relatório de Ordem e Ocorrência que atenderá todas as unidades de internação da Santa Casa trazendo informações sobre o quadro clínico do paciente, o que garante a continuidade da assistência. Além disso, o aplicativo vai ficar integrado ao prontuário eletrônico, o que permite a migração de dados gerais de identificação do paciente. Já o relatório de ordem e ocorrência traz informações fornecidas pelo profissional enfermeiro. Assim melhoramos a comunicação e fortalecemos a sustentabilidade, ao mesmo tempo que avançamos na busca de um hospital com papel zero. Ter as informações em tempo oportuno, contribui diretamente para a assistência prestada pelo profissional enfermeiro bem como garante a continuidade da assistência”, afirma a enfermeira.
O aplicativo foi elaborado para funcionar tanto em computadores (web) como em dispositivos portáteis como celulares e tablets (mobile). Para que seu uso fosse validado, o programa foi testado em uma das enfermarias de clínica cirúrgica do hospital.
“Inicialmente a equipe achou que seria mais um formulário para preencher. Mas quando eles começaram a usar o aplicativo, eles viram que era uma ferramenta que ia ajudar, porque a gente conseguia levar o aparelho para a beira-leito, no momento da fala do paciente e não deixar essa informação para depois passar ou ficar com papel preenchendo. E foi curioso porque o teste foi feito em uma enfermaria do setor, e aí a outra enfermaria já queria usar também, pela praticidade”, conta a enfermeira Lucyete Chada, coordenadora da Clínica Cirúrgica da Santa Casa.
O aplicativo para passagem de plantão se soma a outras soluções tecnológicas que a Santa Casa vem adotando ao longo dos últimos anos voltadas à qualidade e segurança da assistência dada aos pacientes.
“A equipe de tecnologia da informação da Santa Casa, juntamente com a de redes e infraestrutura vem seguindo numa direção de inovação, colocando soluções em aplicativo mobile e de web de acordo com as necessidades dos demais setores da instituição. E a Santa Casa, além de estar sendo pioneira nessa direção, consegue ao implantar um aplicativo, revisar seus processos internos. Isso traz uma evolução tecnológica e a melhoria da qualidade na assistência”, afirma Erysson Barros, analista de sistemas que desenvolveu o programa.
A implantação do aplicativo para a passagem de plantão na Santa Casa vai acontecer em maio. Antes, tanto as lideranças quanto os enfermeiros que atuam nas unidades de internação do hospital vão passar por um treinamento do uso da ferramenta.