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AMBIENTE HOSPITALAR

HGT promove ação prática sobre prevenção de quedas

Iniciativa teve o intuito de aprimorar o Protocolo de Prevenção de Quedas e promover uma abordagem mais eficaz na redução dos riscos de acidentes hospitalares

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
18/04/2024 15h33

Com o objetivo de reforçar as práticas de segurança e qualidade no cuidado ao paciente, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou nos dias 16 e 17, capacitação voltada para a prevenção de quedas que contou com a participação de 183 colaboradores. 

A iniciativa teve o intuito de aprimorar o Protocolo de Prevenção de Quedas e promover uma abordagem mais eficaz na redução dos riscos de acidentes hospitalares. 

Durante os dois dias foram repassadas aos colaboradores a prática sobre o Protocolo Prevenção de Queda e como atuar diante de casos concretos. Na ocasião, a enfermeira do NQSP do HGT, Marayza Nunes, apresentou orientações práticas e cuidados envolvendo o tema.

"Trabalhamos de forma multidisciplinar para alcançar a meta 6 da Segurança do Paciente, que se concentra na prevenção de quedas e também em lesões por pressão. Essa capacitação teórica-prática foi elaborada com ênfase na prevenção de quedas, destacando a importância da abordagem multiprofissional e do envolvimento do paciente e acompanhante nesse processo. Foram apresentadas sugestões e orientações para prevenir quedas no ambiente hospitalar", explicou a profissional.

Prática – Em oito horários distintos e no Auditório do HGT, a dinâmica da ação envolveu a montagem de um quarto com leitos no espaço, onde figurantes representavam papéis de acompanhantes, pacientes e profissionais de saúde. Essa simulação proporcionou aos colaboradores uma experiência realista, facilitando a compreensão de situações típicas e desafios enfrentados no ambiente hospitalar.

Uma das atividades destacadas foi o "Jogo dos 7 Erros", que desafiou os participantes a identificar não conformidades relacionadas à prevenção de quedas. Essa abordagem prática incentivou a reflexão sobre práticas seguras e a busca por soluções preventivas.

Seis metas – Com a finalidade de melhorar cada vez mais a assistência aos   pacientes e profissionais de saúde, o HGT trabalha diariamente com as seis metas de segurança do paciente preconizadas mundialmente. São elas: identificação do paciente; comunicação efetiva; cirurgia segura; medicação segura; higienização das mãos; e prevenção de quedas e de lesão por pressão (LPP).

A ação de educação em saúde contou com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). A coordenadora do serviço, Emanuelle Campiolo comentou sobre a integração da educação continuada.

"É fundamental que estejamos sempre atualizados sobre as melhores práticas e estratégias de prevenção, pois cada queda evitada pode significar a preservação da saúde e da qualidade de vida de quem confia em nossa equipe. Investir em educação continuada não apenas fortalece nossos conhecimentos técnicos, mas também nos capacita a reconhecer os fatores de risco e a implementar medidas preventivas de forma proativa”, ressaltou a profissional.

O Hospital Geral de Tailândia tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, seis dos quais adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo SUS têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 99202-5964.