Detran capacita agentes multiplicadores em São Miguel do Guamá e Peixe-Boi
Nestes municípios, mais de 80 pessoas participam da formação entre professores, pedagogos, funcionários dos CRAS, funcionários da área da saúde e da Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte
Até a sexta-feira, 19, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realiza, em São Miguel do Guamá e Peixe-Boi, simultaneamente, o curso de agente multiplicador em Educação para o trânsito, voltado à disseminação de boas práticas e ampliação da segurança viária a diversos profissionais.
"Considero esta uma ação estratégica do Detran devido a importância de inserir a temática educação para o trânsito no dia a dia dos alunos e comunidades, para isso precisamos de interlocutores da temática dentro da sala de aula e nas vivências cotidianas", pontua Renata Coelho, diretora-geral do Detran.
Nestes municípios, mais de 80 pessoas participam da formação entre professores, pedagogos, funcionários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) funcionários da área da saúde e da Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMUTRAN). Em São Miguel do Guamá a formação é realizada no auditório do Sicredi e em Peixe-Boi, no auditório da Prefeitura.
O curso provoca reflexões, debates e trocas de experiências, assim como amplia conhecimentos sobre teorias, técnicas e recursos utilizados nas ações de educação para o trânsito e conta em sua grade com disciplinas como disciplinas relacionadas à atualização da legislação de trânsito, ética e cidadania, noções de legislação de trânsito, comportamento seguro no trânsito, diretrizes e metodologia de educação para o trânsito e práticas pedagógicas.
"Essas pessoas recebem a formação do Detran e depois multiplicam o conhecimento em casa, no trabalho e em diversas outras ações na comunidade, todas elas focadas no comportamento seguro no trânsito", explica a pedagoga do Detran, Geisa Tavares.
Rogério de Araújo é pedagogo e jornalista de São Miguel do Guamá e conta um pouco como tem sodo a experiência no curso. "Esse curso é importante pois traz uma reflexão pessoal e também conhecimento para que possamos multiplicar na cidade a ideia de um trânsito mais seguro, com prioridade para a vida".
Texto: Leandro Oliveira / Asdecom Detran