Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Concurso Cores do Futuro: estudantes relatam experiência após verem suas obras nos livros didáticos Seduc

O concurso visa gerar, identificação, reconhecer e valorizar talentos estudantis da rede estadual e municipal de ensino

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
17/04/2024 16h12

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) lançou a 2ª edição do Concurso de desenho "Cores do Futuro", que seleciona desenhos de estudantes da rede pública de ensino para ilustrar as comunicações e projetos/programas gráficos da Secretaria, como livros didáticos. As inscrições para o concurso seguem até a próxima sexta-feira, 19, e os interessados podem se inscrever por meio do formulário.

O concurso "Cores do Futuro" visa gerar, identificação, reconhecer e valorizar talentos estudantis da rede estadual e municipal de ensino. Em sua primeira edição, em 2023, o concurso selecionou 31 desenhos, que ilustraram projetos gráficos da Seduc, como os livros didáticos do componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, Prepara Pará e Tempo Integral, além dos materiais do Programa Alfabetiza Pará, para o ano letivo de 2024.

A estudante Luma de Fátima, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Antonieta Serra Freire, no distrito de Icoaraci, que teve seu desenho ilustrando a capa do livro de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para o Ensino Fundamental (anos finais), revela como recebeu a notícia da aprovação no concurso. “Eu fiquei muito surpresa, não imaginava ter um desenho meu na capa de um livro. Eu participei só para ver o que daria, mas não me imaginava ganhando. Quando soube fiquei sem chão e muito feliz”, contou Luma. A estudante tem o desenho como um passatempo desde criança e estimula a participação dos colegas no concurso. “Esse desenho começou como um trabalho e deu certo. Acredito que todos devam participar, é muito bom ver nossa arte na capa de um livro”, afirmou. 

Para o estudante Victor Rocha, do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), em Belém, que também foi um dos selecionados no concurso e teve seu desenho ilustrando a capa de um livro, a conquista foi incrível. “Foi uma surpresa, eu não sabia que tinha sido selecionado e, quando fui receber o certificado no evento do Pé-de-Meia, no Hangar, fiquei feliz por bastante tempo. Eu mesmo não acreditava, nunca passou pela minha cabeça ser um dos ganhadores nessa competição. A sensação foi incrível”, contou.

Novidades - A novidade desta 2ª edição do Cores do Futuro é que estudantes de escolas das redes municipais de ensino (anos iniciais) também poderão participar, na categoria Alfabetiza Pará. A participação no concurso é voluntária e gratuita, devendo ser observados os termos previstos no edital. As inscrições deverão ser realizadas pelos diretores ou gestores escolares, mediante assinatura do termo de participação do estudante.

Nesta edição, os estudantes devem submeter suas obras em oito categorias:

a) Educação ambiental, sustentabilidade e clima;
b) Alfabetiza Pará;
c) Projeto de vida;
d) Convivência escolar;
e) Protagonismo juvenil;
f) Pensamento científico;
g) Rotina escolar, e
h) Gestão escolar.

Os desenhos serão analisados levando em conta criatividade, originalidade e pertinência do desenho ao tema e objetivo propostos pelo concurso. Cada estudante só poderá concorrer com apenas um desenho.

No caso da categoria “Alfabetiza Pará”, o desenho deverá ser inspirado na temática “Minhas vivências com leituras e escritas no meu território”, podendo ser direcionado a partir de perguntas orientadoras, como: Qual o seu lugar preferido, dentro ou fora da escola, para ler ou escrever?; Com quem você mais gosta de ler ou escrever? e O que você mais gosta de ler ou escrever?

Para mais informações sobre o tipo de desenho, material a ser utilizado e dados, os interessados devem acessar o edital do concurso aqui.

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc