Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL E ECONÔMICA

UsiPaz Jurunas/Condor promove curso de 'Boas Práticas de Manipulação de Alimentos'

Ação envolveu moradores da região do complexo comunitário a fim de contribuir com a profissionalização de empreendedores dos bairros

Por Aldirene Gama (SEDEME)
17/04/2024 12h38

Mais de vinte moradores do entorno da Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, concluíram, na terça-feira, 16 de abril, o curso de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos. A oficina, com carga horária de 4 horas, visa capacitar, apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos que atuam em estabelecimentos, bem como aqueles que pretendem ingressar nesse setor, proporcionando conhecimentos e habilidades necessárias para a geração de emprego e renda.

Assuntos como à segurança dos alimentos, higienização pessoal, armazenamento correto, temperaturas específicas requeridas por cada tipo de alimento, além de técnicas de preparo, foram a ministradas pela professora de Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama) e também coordenadora de mercado da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS/Sedeme), Luciana Ferreira. 

A professora destacou que os alunos receberam orientações técnicas para aperfeiçoar suas atividades no setor alimentício, reduzindo assim o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos contaminados.

“O curso de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos é uma exigência da Vigilância Sanitária para todos os funcionários de estabelecimentos que trabalham com vendas e manipulação de alimentos”, reforçou a coordenadora de Mercado da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Luciana Ferreira.

Coordenador do programa Territórios pela Paz (TerPaz), Márcio Alfredo ressaltou que o curso faz parte do cronograma de ações da Sedeme, e acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac). 

“Todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas, o que demonstra que as pessoas estão procurando se capacitar para alcançar uma vaga no mercado de trabalho e, assim, conquistar a independência financeira”, disse o coordenador.