Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Metropolitano capacita profissionais de suporte avançado a vítimas de traumas

O treinamento foi direcionado à equipe assistencial da unidade, principal referência do Estado para atendimento em traumatologia

Por Alberto Dergan (HMUE)
16/04/2024 18h01

Capacitar e fortalecer treinamentos às equipes profissionais estão entre as principais ações da rotina assistencial, sempre em busca da elevação dos padrões de qualidade no atendimento aos usuários. Nesse contexto, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, promoveu o treinamento “Atendimento Inicial ao Politraumatizado” para enfermeiros, técnicos em Enfermagem, equipe de reabilitação e residentes multiprofissionais.

A capacitação enfatizou as principais ações que devem ser tomadas pela equipe para manter um atendimento sistemático, com fluxo de abordagem baseado em tratar a ameaça à vida. As equipes são capacitadas para que lidem com procedimentos fundamentais diante de casos de trauma.

O enfermeiro da Educação do HMUE, Fábio Augusto, explicou que a atividade foi pensada para minimizar possíveis erros, que podem ser evitados no atendimento de urgência. “Profissionais bem treinados estão mais preparados para evitar erros assistenciais, reduzindo qualquer risco aos pacientes. Os treinamentos permitem um aprimoramento das habilidades e práticas para manter um atendimento satisfatório, com desfechos positivos”, destacou Fábio Augusto.

Excelência - Tatiane Santos, 38 anos, esteve no Hospital Metropolitano por mais de quatro meses, acompanhando o marido, Denilson Santos, que sofreu acidente de motocicleta. Para ela, a excelência no primeiro atendimento recebido na unidade foi fundamental para que Denilson se recuperasse. Mesmo com sequelas decorrentes do trauma, ele já retornou para casa.

“A situação dele foi bastante grave; eu considero um milagre. Com certeza, o primeiro atendimento no Metropolitano fez total diferença para que ele esteja vivo, mesmo com as sequelas que ainda precisam de terapia e tratamento, mas ele pode fazer em casa. O cuidado dessa equipe incansável é indescritível. Eu sou muito grata a todos, desde a limpeza até a equipe assistencial da UTI e enfermaria”, afirmou Tatiane.

Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência dispõe de 208 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras) e leitos de UTI.

A unidade recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos demais municípios do Pará e de outros estados. Em 2023, entre crianças e adultos, foram realizados aproximadamente 700 mil atendimentos, com internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.