Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS

Regional do Tapajós reforça a importância do cuidado na gravidez de alto risco

Obstetrícia de qualidade e atendimento humanizado como prioridades na unidade

Por Ascom (Ascom)
12/04/2024 17h36

Na jornada da maternidade, o cuidado em casos de gravidez de alto risco é essencial. Comorbidades como diabetes gestacional e hipertensão podem representar desafios significativos. A Ginecologista Obstetra Leilane Almeida, que atende no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, enfatiza a importância da qualidade de vida, alimentação balanceada e exercícios regulares, seguindo orientações médicas. 

A médica adverte sobre os riscos associados a essas condições, como o perigo do diabetes gestacional, que pode resultar em complicações tanto para a mãe quanto para o bebê. 

"É necessário que as mulheres evitem ceder aos desejos por comidas doces. A alimentação precisa ser balanceada, pois muitas mulheres acabam ganhando peso excessivo e ficam suscetíveis aos riscos de hipertensão ou diabetes durante a gravidez". 

Referência em obstetrícia de alto risco na Região do Tapajós 

No ambiente acolhedor do setor de obstetrícia, histórias como a de Alice Silva Souza, 27 anos, destacam a excelência do atendimento e a tranquilidade proporcionada pelo hospital. 

"O atendimento aqui mudou minha vida. Tive problemas com a hipertensão, mas consegui trazer meu filho ao mundo por meio de um parto normal com a ajuda da equipe humanizada", diz Alice. 

O Hospital Regional do Tapajós não apenas oferece serviços médicos de média e alta complexidade, mas também se destaca como referência em gravidez de alto risco. Com uma equipe dedicada e especializada, o hospital tem proporcionado experiências positivas, como a de Edielma Lira, que expressa gratidão pelo cuidado e respeito durante o parto de sua filha Luísa. 

"Foi como se cada médico e enfermeiro entendesse meus medos e minhas esperanças", compartilha Edielma, acrescentando: "Nunca me senti tão cuidada e respeitada como durante o parto da minha filha. Foi uma experiência que guardarei para sempre no meu coração". 

Celebrando o Dia do Obstetra: Valorizando o profissionalismo e o atendimento humanizado 

Em reconhecimento ao papel vital dos obstetras e profissionais da área, o hospital promove uma programação especial no Dia do Obstetra, celebrado nesta sexta-feira (12), valorizando o atendimento humanizado e a troca de experiências entre os profissionais. Raissa Goedert, diretora assistencial, destaca o compromisso da equipe em proporcionar cuidado e respeito a cada gestante que passa pela unidade. 

"Cada gestante que entra por nossas portas não é apenas um caso médico, mas uma história de amor, coragem e transformação. É nosso dever honrar essa jornada com empatia e respeito", afirma Raissa. 

Em reconhecimento ao papel vital dos obstetras e profissionais da área, o diretor-geral, Rafael Meskau, expressa gratidão e orgulho pela equipe. "Neste Dia do Obstetra, celebramos não apenas a habilidade técnica, mas o coração compassivo de todos os que fazem parte dessa família hospitalar. Obrigado por trazerem luz aos momentos mais preciosos da vida de nossos pacientes", concluiu. 

Administração e Estrutura 

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós dispõe de 153 leitos de internação, incluindo 81 clínicos-cirúrgicos, 19 clínicos-médicos, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, oito ginecológicos e obstétricos, e cinco leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).