Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Projeto Realize garante capacitação e oportunidades para custodiadas

Por Caroline Rocha (SEAP)
12/04/2024 17h14

Nesta sexta-feira (12), ocorreu mais uma edição do projeto "Realize", que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), juntamente com a Faculdade Estácio do Pará (FAP) e do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por meio da Vara de Execução Penal (VEP). O projeto tem se destacado como uma iniciativa de formação continuada, promovendo bolsas e oportunidades para aprimorar a formação profissional dos internos do sistema prisional. A proposta visa qualificar e incentivar o empreendedorismo entre os participantes, abrindo caminhos para um futuro mais promissor.

Nesta edição foi à vez de custodiadas da Unidade de Custodia e Reinserção Feminina (UCRF) de Ananindeua participarem das oficinas. Cerca de 40 mulheres tiveram a oportunidade de interagir com professores e estudantes, dividindo-se em grupos para desenvolver as atividades propostas.

Uma das vertentes do projeto envolve a interação com alunos universitários de diversos cursos e áreas, que compartilham suas experiências no ensino superior. Essa troca de vivências tem como propósito despertar nas internas do sistema penal o interesse pela educação universitária, ampliando horizontes e estimulando novas perspectivas.

Presidente da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) há sete anos, Leilane Sales falou sobre como a oportunidade de participar do projeto tem agregado na sua perspectiva de vida para o pós-cárcere.

"Tenho buscado aproveitar todas as oportunidades para que isso agregue mais valores na minha vida pessoal e profissional. E no pós-cárcere, isso pode abrir o leque de oportunidades. No que se trata de saudade da família, de dificuldade de entender como é importante nos tornarmos pessoas melhores e, além de tudo, profissionais. Então, o projeto Realize tem desempenhado esse papel muito importante na minha vida e sou muito grata por tudo que tem acontecido, creio que ele só tem que crescer e aumentar o leque de oportunidade pra todas. Eu sou muito grata por isso", disse a interna.

Recentemente, o projeto Realize promoveu oficinas na FAP, envolvendo cursos como direito, pedagogia, design gráfico e jornalismo. As atividades foram diversificadas, abordando temas como identificação do perfil empreendedor, artes, criação rápida no em sites de designer gratuito na internet, e transformação de histórias do cotidiano em matérias jornalísticas.

Calendário – A próxima etapa do projeto Realize inclui uma orientação jurídica ministrada pelos alunos do curso de direito diretamente na Unidade Custódia e Reinserção Feminina (UCRF) de Ananindeua. As iniciativas de reinserção social contribuem não apenas para a remissão das participantes, mas também promovem o conhecimento e a integração social, oferecendo um ambiente de aprendizado e crescimento além dos muros da instituição.

Evandro Pereira de Lima, servidor da Seap e técnico em Gestão Penitenciária-Pedagogo, explica como o projeto destaca-se não apenas pelo impacto na formação e desenvolvimento pessoal das custodiadas, mas também pela construção de pontes entre a educação superior e o sistema penal, abrindo portas para um futuro mais promissor e inclusivo.

"Toda atividade educacional é fundamental para o desenvolvimento da pessoa privada de liberdade, onde elas têm a oportunidade da aprendizagem, do desenvolvimento intelectual e da remissão de pena pelo estudo. Mas esse, em especial, é ainda mais importante, porque as custodiadas saem do ambiente prisional e se inserem no ambiente educacional, da faculdade, então elas estão ali em volta de pessoas que não têm nada a ver com o sistema prisional. Então isso é muito importante para a ressocialização, porque mostra que elas estão restritas nesse momento, mas que elas também fazem parte disso", finalizou o técnico.

Texto: Kaila Fonseca - NCS/Seap Pará