Polícia Civil do Pará coordena prisão de líder de facção criminosa em Santa Catarina (SC)
Operação cumpriu três mandados de prisão preventiva e um mandado de recaptura, relacionados a crimes de tráfico de drogas, roubos e extorsões
Em uma operação coordenada pela Polícia Civil do Pará, com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, foram cumpridos mandados judiciais de prisão contra um líder de facção criminosa que atuava na cidade de Castanhal, no nordeste paraense. A ação, parte da Operação Turrim III, uma sequência da Operação Olho de Hórus, ocorreu em Blumenau, no Estado de Santa Catarina, na noite da quinta-feira (11).
A operação resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e um mandado de recaptura, relacionados a crimes como tráfico de drogas, roubos, ameaças e extorsões. De acordo com a polícia, o homem preso ocupava um papel de liderança no grupo criminoso, e foi recentemente promovido para assumir funções mais altas, após as prisões de líderes da organização.
As investigações apontam que, mesmo fora de sua terra natal, o suspeito coordenava a execução de atividades criminosas, impactando empresários e comerciantes de Castanhal, que eram coagidos a fazer pagamentos ao grupo sob ameaça de sofrerem prejuízos patrimoniais.
“A Polícia Civil do Pará tem trabalhado diariamente contra crimes de extorsões que grupos criminosos vêm tentando estabelecer na nossa região e temos tido êxito. Somente neste ano realizamos mais de 30 prisões relacionadas a esse tipo de crime. Por isso recomendamos a empresários e comerciantes que estejam enfrentando situações similares a denunciarem em uma unidade policial, e que não compactuem com esse financiamento ao crime”, ressaltou o delegado-geral, Walter Resende.