Emater realiza boas práticas de manipulação de alimentos em Conceição do Araguaia
Treinamento envolve trabalhadores que atuam na área do pescado; em açougues; e vendas informais de lanches para qualificar o atendimento
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Pará (Emater-Pará) está promovendo uma série de palestras sobre boas práticas de manipulação de alimentos voltadas para comerciantes e trabalhadores informais no Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa do Sudeste Paraense, do órgão, no município de Conceição do Araguaia, sudeste paraense.
A ação conjunta entre o Escritório Local da Emater e a Prefeitura Municipal tem finalidade de capacitar os profissionais com orientações sobre como manusear de forma adequada o alimento que será comercializado, visando qualificar o atendimento aos moradores da cidade e aos turistas de todas as partes do país que entre os meses de julho e outubro visitam as praias da região.
Na quarta-feira, 10, foi realizada a segunda palestra do ano. O encontro recebeu cerca de 50 participantes. “É a continuação de uma série de eventos com o intuito de capacitar todos os agentes que trabalham com alimentação e manipulação de alimentos no município. Nossa meta é capacitar o maior número de pessoas que trabalham com manipulação de alimentos, desde os comerciantes maiores até os vendedores informais, e a comunidade em geral”, explicou o administrador do Centro Treinamento da Emater, Leandro Silva.
A palestra ministrada pelo engenheiro de alimentos da Emater, Flávio Santos Silva, que é mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e doutor em Biotecnologia fez menção aos cuidados de higiene da pessoa que vai manipular os alimentos até a higiene na manipulação dos alimentos e a manutenção da matéria-prima e na transformação da matéria-prima em alimento. O curso teve duração de 8 horas e entrega de certificado.
Nesta edição, participaram trabalhadores que atuam na área do pescado; com açougue, abatedouro de frango, vendas informais de lanches e com restaurantes.
“Está sendo muito interessante o curso porque dá um melhor entendimento de como manipular os alimentos na nossa casa ou no comércio, ou para quem pretende abrir algum negócio na área de alimentação, pois é muito importante saber manipular os alimentos de forma correta. Todo o aprendizado vou aplicar no meu trabalho”, frisou o participante da palestra, o comerciante de pescado, Willis Luz Souza, 58.
A previsão é de que até o fim do mês de abril a coordenação do evento promova outra palestra.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição gratuita no Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa do Sudeste Paraense localizado na PA-447, Km 5, (em frente ao antigo curtume), ou na Secretaria Municipal de Agricultura Indústria e Comércio do município, na Rua 19, nº 1.341, Vila Nova, prédio do Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (CAEC).
O candidato obterá mais informações sobre como participar do evento por meio do contato (94) 99171 3833.
Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater