Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Goleada do Remo marca a abertura do Banparazão 2018

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/01/2018 00h00

Quatro jogos marcaram, neste final de semana, a abertura do Campeonato Paraense - Banparazão 2018. No sábado (13), em Tucuruí, o Independente venceu o Paragominas por 1x0. Neste domingo (14), o Águia venceu o Castanhal por 1 x 0, e o São Raimundo venceu o Cametá por 3 x 2.  O jogo de destaque deste domingo foi entre Remo e Bragantino, no Estádio Olímpico do Pará. Mais de 32 mil torcedores vibraram com a goleada azulina de 3x0.

O professor Tiago Montecarmo, 27 anos, chegou cedo ao Mangueirão e já no acesso ao estádio arriscou o palpite: “Vai ser 3x0 para o meu Leão, pra mostrar logo que o time veio pronto para conquistar esse titulo”, profetizou.

Na torcida adversária, o empresário Sergio Aviz, 53 anos, veio da cidade de Bragança, casa do Bragantino, para prestigiar a estréia do time. “Nosso município está em festa pela volta do Bragantino ao Parazão depois de 15 anos, e se eu puder vou acompanhar todos os jogos do time, seja em Bragança ou fora da cidade”, contou o torcedor.

A partida - Os três gols do Remo foram marcados no segundo tempo do jogo. Aos 17 minutos, depois de uma cobrança de falta, Adenílson chutou forte, a bola desviou na zaga e encobriu o goleiro. O time azulino abriu o placar e fez a festa da torcida.

Aos 23 minutos, Elielton tocou na medida para Levy que, dentro da área, finalizou com perfeição e fez o segundo gol do Leão na partida. O terceiro gol veio depois de uma jogada individual também de Elielton, que tocou para Isaac completar e lançar a bola para o fundo da rede.

Esquema de segurança

A segurança dos torcedores foi garantida por 250 policiais militares, com o apoio de 13 viaturas e oito motos. Nenhuma ocorrência grave foi registrada. "Estivemos em alerta especialmente por conta da novidade deste ano, que foi a liberação da venda de bebidas alcoólicas e o conseqüente risco dos torcedores ficarem mais exaltados", disse o major Ricardo Varela, chefe do policiamento.

O Corpo de Bombeiros esteve presente com 45 homens e duas viaturas. "Nosso trabalho foi feito com tranqüilidade. Atuamos de forma preventiva, em atendimentos pré-hospitalares, prevenção de incêndio e pânico, assim como na orientação aos torcedores para que evitem certas condutas, como arremessar objetos no gramado", destacou o major Jefferson Matos.

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) reforçou o esquema de segurança com quatro agentes e duas viaturas dispostos no entorno do Estádio Olímpico do Pará desde as 13h, para controlar e orientar o tráfego nas vias de acesso e no anel viário do Mangueirão.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) manteve o apoio dado aos jogos do Campeonato Paraense de Futebol por meio de técnicos destacados pela direção do 1º Centro Regional de Saúde. Na tarde deste domingo, uma equipe formada por um médico, um enfermeiro  e um técnico de enfermagem esteve de prontidão, em cada um dos dois ambulatórios fixos no Estádio Olímpico do Pará.

A primeira rodada do Banparazão 2018 será encerrada nesta quarta-feira (17) com o jogo entre Paysandu x Parauapebas, na Curuzu.

Santarém teve festa do São Raimundo

A tarde deste domingo (14) foi de festa para a torcida do São Raimundo Esporte Clube. Cerca de três mil pessoas foram ao estádio Colosso do Tapajós para incentivar o único representante do município e da região oeste no Banparazão 2018. Dentro de campo, o time alvinegro fez a lição de casa e derrotou o Cametá por 3 a 2, na primeira rodada da competição.

São Raimundo e Cametá faziam uma partida movimentada e já no primeiro tempo o Pantera carimbou três gols no placar, com Jefferson Monte Alegre, Leonardo e Luis Carlos Imperador. O Cametá descontou no final com Rafael, em cobrança de pênalti.

O embate empolgou os torcedores, como seu Ozil Corrêa, que aos 62 anos diz que nunca deixou de acompanhar seu time de coração. "Sou São Raimundo desde que me entendo por gente. O time ainda precisa melhorar, mas estou confiante que ele vai fazer um bom campeonato", apostou.

No segundo tempo, o São Raimundo diminuiu o ritmo e o Cametá tentou uma reação. Depois de  pressionar o adversário, o Mapará conseguiu marcar o segundo gol com João Manoel, de cabeça, aos 40 minutos. Mas o placar ficou nisso. 

A vitória alvinegra foi um reencontro dos torcedores com o Colosso do Tapajós. "Estava com saudades de vir ao estádio. A gente respira futebol, ainda mais quando nosso time vence", declarou Edilson Pereira, de 59 anos.

Sem incidentes - O primeiro jogo do Banparazão no Colosso do Tapajós contou com um esquema especial  de segurança. Nenhum incidente foi registrado e a partida transcorreu sem anormalidades. A Polícia Militar levou um efetivo de 60 homens, que foram distribuídos nas áreas interna e externa do estádio, e também no meio da torcida. "Participamos do planejamento do esquema de segurança para o jogo juntamente com os demais órgãos e, com base na média de público prevista, destacamos guarnições para fazer o controle no acesso dos torcedores e também na dispersão", informou o tenente da PM, Lóris Figueira.

Um efetivo de 20 militares do Corpo de Bombeiros também atuou durante a partida, com o apoio de duas viaturas de incêndio e outra de resgate rápido. "Distribuímos 14 militares entre o campo e os aneis superior e inferior e ainda deixamos três militares em cada viatura", explicou o tenente BM, Luis Ferreira, responsável pelo efetivo da corporação no estádio.

(Colaboração: Samuel Alvarenga, de Santarém)