Seduc vistoria em São João do Araguaia escola que será reconstruída pelo Estado
Integrante da rede estadual de ensino, a Escola Dr. Abel Figueiredo será reestruturada para aprimorar o atendimento a alunos, professores e demais membros da comunidade escolar
A Escola Estadual Dr. Abel Figueiredo, localizada no município de São João do Araguaia, no sudeste paraense, recebeu na manhã desta quarta-feira (10) a visita de membros da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Marabá e de técnicos da empresa vencedora da licitação para o projeto de reestruturação e ampliação da unidade escolar. As equipes vistoriaram os serviços preliminares, verificaram o estado geral da escola, identificando as principais necessidades, e realizaram levantamentos topográficos. O próximo passo é a execução de plantas e orçamento da obra.Cercada pela natureza, a Escola Dr. Abel Figueiredo receberá obras importantes de reconstrução e ampliação
Única escola estadual do município, a instituição atualmente possui 292 estudantes, nos três turnos. O gestor da Escola Dr. Abel Figueiredo, Amarildo Silva Araújo, ressaltou a importância da visita para o início das obras na escola.
“No Governo Helder Barbalho o retorno das nossas demandas são rápidas, por isso estamos felizes com a reforma, pois a estrutura vem atender a uma demanda que necessitamos, no caso, a quadra poliesportiva, a construção de um bloco administrativo, salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, para oferecer uma boa estrutura, para que o Ensino Médio ocorra com ainda mais qualidade. Estou com uma expectativa excelente, porque os processos estão andando rápido”, disse o diretor, acrescentando que utiliza o recurso do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep) para atender demandas mais urgentes e cotidianas na escola. Conforme Amarildo Silva Araújo, de todas as demandas elencadas pela comunidade escolar, a mais essencial é a climatização.Equipes da Diretoria Regional de Ensino de Marabá e da empresa vencedora da licitação durante a vistoria
Prioridade - O secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, afirmou que a reestruturação das escolas estaduais é prioridade para o governo do Estado. “Além dos recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense, que auxiliam na infraestrutura das nossas instituições de ensino, os alunos vão ter a oportunidade de receber uma nova estrutura em São João do Araguaia, contribuindo para um melhor ensino. Parabenizo toda a comunidade escolar da ‘Dr. Abel Figueiredo’, bem como todo o corpo técnico da Seduc e DRE/Marabá pelo trabalho”, reiterou o secretário regional.
“A Seduc está se empenhando para garantir o maior número possível de reformas e construções no planejamento orçamentário. Inclusive, as Regionais de Ensino preencheram uma planilha, apresentando as escolas num grau de prioridade, Marabá, São João do Araguaia e Brejo Grande do Araguaia. Todas as cidades têm escolas nesta lista, e os trabalhos já estão em andamento”, disse o dirigente Regional de Ensino, Magno Barros.
Infraestrutura e recursos - Desde 2019, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), investe intensamente em obras de infraestrutura nas unidades da rede de ensino público. Até agora, já foram entregues 136 unidades escolares totalmente reconstruídas e equipadas.
A Seduc ainda fortalece a gestão escolar por meio do Programa Dinheiro na Escola Paraense, iniciativa que potencializa a autonomia e incentiva o desenvolvimento de ações nas escolas. Com o Programa, a gestão escolar - diretores e Conselho Escolar -, têm maior protagonismo nos investimentos, que são adequados às necessidades específicas de cada realidade.
O projeto contempla pequenas obras de melhoria na infraestrutura física, aquisição de material pedagógico e tecnológico, manutenção contínua na unidade, ações de sustentabilidade ambiental, alimentação escolar e climatização, essencial ao processo de aprendizagem.
Texto: Emilly Coelho - Ascom/Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará