Conselho Estadual sobre Drogas (Coned) avalia ações educativas de prevenção
Conselheiros avaliaram a fiscalização das comunidades terapêuticas na Região Metropolitana de Belém e debateram propostas de novas iniciativas
O Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realizou reunião ordinária, na terça-feira (9), para avaliar visitas fiscalizatórias a comunidades terapêuticas na Região Metropolitana de Belém e debater sobre a execução do plano de propostas de ações educativas de prevenção às drogas.
Na ocasião, os conselheiros que realizaram visitas de fiscalização no último mês informaram detalhes sobre os encontros, apontando as principais ressalvas de cada comunidade. Edwin Júnior, vice-presidente do Coned, agradeceu os informes e reiterou a importância do preenchimento adequado do relatório de fiscalização. “Ele é o instrumento apropriado para oficializar as recomendações de cada visita e prosseguir com demais providências, incluindo a organização das próximas atividades do Conselho”, afirmou.
Ações educativas - o encaminhamento das propostas de ações educativas de prevenção às drogas também foi debatido no encontro. Uma das proposições foi apresentada pela diretora de justiça da Seju, Renata Hage, para realizar ações informativas em todo o Pará sobre os malefícios do cigarro eletrônico. A ideia teve como base a experiência de servidores da Secretaria ao ministrar palestras realizadas sobre o tema em escolas públicas.
Outra proposta é estabelecer uma programação específica de prevenção às drogas em parceria com o centro de mídias da Secretaria de Estado de Eduçação (Seduc). O representante da Polícia Militar (PM-PA) apresentou a sugestão de incluir a temática do cigarro eletrônico no trabalho realizado pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Ao final, foi agendada uma reunião extraordinária do Coned para alinhar as tratativas para a Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, a ser realizada em junho sob coordenação da Secretaria de Justiça.