Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NAAHS/SEDUC

Colônia de férias valoriza alunos com altas habilidades

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/01/2018 00h00

Na abertura da I Colônia de Férias do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/Naahs), nesta segunda-feira, 15, as crianças, entre alunos e visitantes, ficaram encantadas com as nuances do mundo da mágica.

O instrutor da oficina de mágica, Dalton dos Santos, mágico profissional e ex-aluno do Naahs, quando estudava na Escola Estadual Stélio Maroja, no bairro da Pedreira, comandou a apresentação. “Eu não vinha ao Naahs faz uns três anos, e esse reencontro está sendo gratificante, porque eu posso mostrar às crianças um pouco do que descobri aqui”, disse Dalton.

A emoção do instrutor foi compartilhada pelos alunos e seus pais na sede do Naahs, na Escola Estadual Vilhena Alves, no bairro de São Brás, em Belém. A aluna Isabela Barros Alves, 5 anos, foi acompanhada pela mãe, a microempreendedora Ivanilce Barros Alves. “O trabalho aqui tem foco no conhecimento e no emocional da criança, o que contribui para que ela possa se desenvolver”, ressaltou Ivanilce.

A psicológa Rita Rodrigues acompanhou o filho Sávio Rodrigues Resque, 12 anos. ”Na sociedade, a criança costuma ser vista como inferior ao adulto. Quando se tem um aluno superdotado, uma criança que questiona, com uma visão crítica, em muitos casos, não se tem professores habilitados. Por isso, o trabalho do Núcleo é importante”, observou Rita.

Na abordagem desse fenômeno da inteligência, em que crianças e adultos apresentam características peculiares, são prestados serviços em um ambiente todo decorado com trabalhos dos próprios alunos.

Os alunos apresentam comprometimento com a tarefa; capacidade acima da média em relação aos pares com relação a conteúdos e, ainda, a criatividade.

Pessoas com esse perfil podem ser identificadas pela linguagem diferenciada, posicionamentos bem críticos e preocupações humanitárias. Sem atendimento específico, sofrem complicações emocionais e comportamentais.

O Núcleo é um programa do MEC desenvolvido pela Coordenadoria de Educação Especial da Seduc (COEES). Atende 88 alunos da rede estadual e da comunidade em geral, e forma professores do ensino regular para atendimento aos alunos.

“As atividades com os alunos ocorrem sempre no contraturno das aulas regulares”, disse Sílvia Oliveira, coordenadora do Naahs. A Colônia de Férias do Naahs prossegue até sexta-feira (19), com mais quatro oficinas aos alunos.