Representantes da Sespa vistoriam Pronto-Socorro da Augusto Montenegro
O novo centro de saúde será fundamental para desafogar demandas de outras unidades de Belém
Representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizaram na manhã desta terça-feira, 9, uma nova vistoria técnica no Pronto-Socorro de Belém, localizado na Avenida Augusto Montenegro. A unidade de saúde, já está com quase 100% dos serviços executados, vai funcionar em regime ‘portas abertas’ e contará com 115 leitos, além de uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria. As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com investimento de aproximadamente R$ 145 milhões.
"Em conjunto com o Governo do Estado, iremos entregar mais um complexo de saúde de alto nível para a população de Belém e Região Metropolitana. O novo pronto-socorro está sendo equipado com aparelhos tecnológicos e de ponta, dentro de uma estrutura desenvolvida de acordo com normas técnicas atuais, para um ambiente seguro e acolhedor aos pacientes atendidos", explicou Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde.
Com 28 mil metros quadrados de área construída, o novo Pronto-Socorro vai oferecer leitos de urgência e emergência, leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de salas de cirurgia e atendimentos de média e alta complexidade. A unidade vai atender moradores da Região Metropolitana e, sobretudo, região do entorno como os bairros do Bengui, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, sem necessidade de encaminhamentos.
Para o secretário Ruy Cabral, titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop), as obras seguem conforme o cronograma preestabelecido pela pasta. "Estamos na fase de acabamento, cuidando das instalações e da infraestrutura dos equipamentos que estão chegando. Nos próximos dias, já estaremos fazendo os testes de iluminação, de elétrica e a parte de climatização. Atualmente, estamos com o efetivo de mais de 300 pessoas na obra para que, em breve, a obra seja entregue para a população", declarou.
Saúde Mental – O novo Pronto-Socorro de Belém também contará com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (UREP), atendendo pessoas em sofrimento ou transtorno mental, e que tenham necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas. O espaço vai dispor de leitos para internação e leitos para urgência e emergência.