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CURRÍCULO ESCOLAR

Secretaria de Educação promove colóquio em Ananindeua

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/01/2018 00h00

A Unidade Seduc na Escola (USE) 15, que abrange bairros do município de Ananindeua, como Cidade Nova, Guajará e Paar, realiza, até esta sexta-feira (19), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Nunes Direito, o II Colóquio da USE 15, cujo tema é “Currículo, práticas e saberes: desafios do cotidiano escolar”. O encontro, que envolve cerca de 100 pessoas, entre diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e secretários, foi aberto na manhã desta quarta-feira (17), com explanação do gestor da USE 15, Kleber Barros, que apresentou os planos de trabalho e ação da USE para este ano.

Segundo Barros, hoje, a USE conta com 17 escolas e cerca de 14 mil alunos matriculados. Para o gestor, é fundamental que as escolas da rede pública de ensino não sejam apenas meras transmissoras de conteúdos, mas que, sobretudo, construam conhecimentos, que os alunos possam aprender a elaborar conceitos. “É por isso que o objetivo principal deste colóquio é promover, por meio de uma estratégia dinâmica, a discussão sobre a concepção de currículo e seus desdobramentos, para que, ao final do encontro, os profissionais da educação aqui presentes possam relacionar isso às suas práticas pedagógicas”, destacou.

Para o diretor da Escola Francisco Paulo do Nascimento Mendes, do bairro do Icuí, Alberto Cabeça, compreender a questão do currículo escolar é atualmente uma das maiores necessidades dos educadores. “Temos visto que os currículos têm passado por várias reformas e é de suma importância que compreendamos essas modificações, até para que possamos levar e discutir com as nossas comunidades”, pontuou ele, que dirige cerca de 1,5 mil alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

A mesma visão tem o diretor da Escola Regina Coeli Souza Silva, do bairro do Paar, José Ricardo dos Santos. Para ele, além de representar o direcionamento que a escola deve seguir, o currículo também faz com que as escolas caminhem no mesmo rumo. “É preciso alinhar, sempre, as ações das escolas às propostas da Seduc, por isso, esse tipo de evento é tão importante. No último ano, tivemos um avanço significativo nessa questão, quando a Seduc propôs a discussão do planejamento, o que já permitiu que alinhássemos o nosso planejamento ao que a Secretaria almeja para o Estado”, frisou.

O colóquio segue discutindo sub-temas como Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Sistema Paraense de Avaliação (SisPAE); Planejamento Educacional e Conselho Escolar.