Ideflor-Bio faz visita estratégica e fortalece parcerias na Região do Lago de Tucuruí
Em dois dias, o novo titular da Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação (DGMUC) percorreu diversas entidades e empreendimentos apoiados pelo Instituto
Com o intuito de fortalecer parcerias e ações de conservação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), na região sudeste paraense, o novo titular da Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação (DGMUC), Ellivelton Carvalho, realizou uma visita estratégica à Gerência da Região Administrativa do Lago de Tucuruí (GRTUC) nos últimos dias.
Acompanhado pela titular da GRTUC, Keylah Borges, e sua equipe técnica, Carvalho percorreu diversas entidades e empreendimentos apoiados pelo Instituto em dois dias de intensa atividade. A primeira delas foi ao Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus de Tucuruí, onde foram recebidos pelo diretor da unidade, Prof. Dr. Midson Cardoso.
Cooperação - Durante esse encontro, foi estabelecido o compromisso de formalizar uma parceria entre o órgão ambiental do Governo do Pará e a instituição de ensino médio, técnico e superior do Governo Federal, para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre a Jatuarana ou Matrinxã (Brycon), espécie de peixe de água doce encontrada em abundância na Bacia Amazônica.
Outro momento importante foi a reunião com a promotora da Vara Agrária de Marabá, Alessandra Muniz Mardegan. Na oportunidade, a equipe esteve presente em uma área onde o Ideflor-Bio solicitou à representante do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) a doação da madeira apreendida para a construção de caixas que serão destinadas à criação de abelhas, fortalecendo assim iniciativas de bioeconomia e conservação da fauna.
Incentivo - O Projeto Amabee, responsável pelo manejo de abelhas sem ferrão que produzem mel natural e livre de agrotóxicos, também recebeu a visita da comitiva. Essa atividade, apoiada pelo Ideflor-Bio, através da GRTUC, representa um exemplo de como a parceria entre órgãos governamentais e iniciativas locais pode promover a manutenção da biodiversidade de forma sustentável.
A agenda de trabalho prosseguiu com a ida ao empreendimento de criação de peixes em tanques redes na Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí, no município de Breu Branco. No local, Ellivelton Carvalho destacou a importância do manejo adequado dos recursos naturais, alinhando os interesses econômicos com a preservação ambiental.
Diálogo - O encerramento das atividades se deu com uma reunião de alinhamento entre o novo diretor da DGMUC e os técnicos do Instituto que atuam na GRTUC. Esse momento proporcionou a troca de experiências e a definição de estratégias para potencializar as ações de conservação na região e as parcerias em prol do desenvolvimento sustentável.
Ellivelton Carvalho destacou que o Ideflor-Bio está empenhado em fortalecer parcerias e ações de conservação ambiental na região sudeste paraense. “Essa visita à GRTUC representa um passo significativo nesse sentido. A cooperação estabelecida com diversas entidades, como o IFPA, o Ministério Público e o Projeto Amabee, evidencia nosso compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade”, enfatizou.
Ele acredita, ainda, “só por meio do diálogo e da colaboração entre órgãos governamentais, instituições de ensino e iniciativas locais que poderemos alcançar resultados efetivos para a conservação ambiental e o bem-estar das comunidades tradicionais”, concluiu o novo titular da DGMUC.