'Serra das Andorinhas na Escola' incentiva preservação ambiental em São Geraldo do Araguaia
A iniciativa do Ideflor-Bio visa fortalecer a relação da população com o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e a Área de Proteção Ambiental Araguaia
No sudeste paraense, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) realiza um projeto para aproximar estudantes de São Geraldo do Araguaia das duas Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo órgão do Governo do Pará no município. O Projeto “Serra das Andorinhas na Escola” já percorreu dois espaços de aprendizagem da rede pública, e outros cinco devem receber a mesma ação.
As escolas estaduais Lenilson Luiz Miranda e Macário Dantas foram as primeiras a receber essa atividade de valorização do patrimônio natural da região. A iniciativa busca conscientizar alunos, professores e demais profissionais da educação sobre a importância de conservar o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e a Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia. Palestra interativa ministrada pelo biólogo do Ideflor-Bio, Wagner Bastos
Por meio de palestras interativas, conduzidas pela titular da Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), Laís Mercedes, juntamente com o biólogo do Ideflor-Bio, Wagner Bastos, os participantes são informados sobre as potencialidades e desafios dessas áreas protegidas, com ênfase na preservação do meio ambiente e promoção do turismo sustentável na região.
Dividida em três eixos, a atividade aborda desde a apresentação institucional do Ideflor-Bio e das suas 28 UCs, até os projetos desenvolvidos e as adversidades encontradas na Serra das Andorinhas. Com duração média de uma hora e meia, a programação proporciona interação direta com os alunos, permitindo perguntas, debates e até sorteios de brindes. Os participantes recebem ainda panfletos informativos para ampliar os conhecimentos sobre as UCs.
Wagner Bastos (d), Laís Mercedes (e) e o diretor de uma das escolasComprometimento - O Projeto “Serra das Andorinhas na Escola” está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para o ODS 4, que visa garantir uma educação de qualidade para todos, e o ODS 15, que busca proteger os ecossistemas terrestres e promover a biodiversidade. Tudo isso a fim de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação ambiental.
De acordo com Wagner Bastos, titular da GRA em exercício, a ação está direcionada, neste primeiro momento, aos espaços de aprendizagem da área urbana de São Geraldo do Araguaia, dentre elas as escolas municipais Raimundo Ferreira Lima; Dom Sebastião Tomás; Edson Jesus de Paiva e Silva; Limírio Rodrigues Amorim e Pastor Jonas Ribeiro. A ideia é expandir a atuação para outras instituições de ensino do município e da região.
“A expectativa é que o projeto contribua significativamente para sensibilizar e aumentar o conhecimento dos alunos sobre a importância das UCs estaduais de São Geraldo do Araguaia. Além disso, a iniciativa visa fortalecer o turismo local e promover a divulgação das riquezas naturais do município, criando uma relação de pertencimento dos estudantes com o próprio ambiente, garantindo a preservação para as gerações futuras”, enfatizou Wagner Bastos.