Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO INTEGRADA

Pará busca unidade na política de assistência social

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/01/2018 00h00

Desde que assumiu como titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em fevereiro de 2017, Ana Cunha e a equipe da instituição se preocuparam em afinar a política de assistência social entre Estado e municípios. Para isso, buscaram o planejamento de ações e assessoramento técnico junto aos gestores municipais. Planejando, assim, o Encontro Estadual de Gestores, que recebeu representantes de todo o Estado, em Belém.

Esse foi o ponto de partida para outros seis encontros, já que o evento foi um grande sucesso entre os gestores – muitos ainda assumindo a gestão de seu município. Em formato regionalizado, os encontros ocorreram em polos estratégicos e mobilizaram mais de 340 representantes municipais, entre gestores e técnicos.

“Nosso principal objetivo foi realmente aproximar Estado e municípios de forma que pudéssemos trabalhar de maneira integrada, em prol de uma política de assistência forte e estruturada. Não há como obter sucesso sem trabalharmos como um time e foi isso o que buscamos fazer”, considerou a titular da Seaster, Ana Cunha.

O Encontro de Gestores, no entanto, foi somente o “carro-chefe” entre as ferramentas utilizadas pela Seaster para garantir aproximação com os gestores municipais. Por trás do grande evento, a secretaria disponibilizou uma gama de recursos de assessoramento como capacitações, programas e conferências, todos impulsionados pela boa relação construída entre as secretarias de assistência social do Estado e dos municípios.

“Esse investimento na relação entre Estado e municípios nos garantiu gestores mais preocupados em executar a política de assistência social com qualidade. Tanto que findamos o ano com o dobro de municípios no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, o anúncio da liberação de 7,5 milhões em recursos do cofinanciamento para a assistência foi o fechamento de um ciclo de trabalho e uma grande vitória para nós”, exaltou Ana Cunha.

Gestores Municipais
Os eventos realizados pela Seaster em 2017 para reunir gestores municipais e abrir o diálogo entre o Estado e os municípios não foi por si só o canal para a comunicação entre as secretarias. Eles foram, na verdade, a ponte para um fluxo constante entre a Seaster e as secretarias municipais.

Maria Dileuza Ribeiro da Silva, secretária de assistência social do município de Itupiranga, relata certas peculiaridades da região. “Além da assessoria, a Seaster trouxe também grandes ações de cidadania e empreendedorismo. Considerando a geografia particular do nosso município, onde temos CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – na zona rural, a 200 km da sede, sem este apoio seria impossível realizar ações na qual atendêssemos 2 mil e 800 pessoas, o que só foi possível, porque a equipe da Seaster estava presente”, explicou.

Já a secretária titular da Secretaria Municipal de Assistência Social de Placas, Maria da Glória Lacerda Maia, conta de que forma pretende utilizar os recursos garantidos pelo cofinanciamento entre Estado e município. “Os recursos serão utilizados com plano de trabalho – elaborado com suporte da Seaster – visando beneficiar famílias usuárias dos programas de baixa renda, com cursos de geração de renda e aquisição de materiais permanentes para realização dos trabalhos ofertados pela secretaria, e acompanhamento das famílias”, encerrou