Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

SECTET em parceira com o TRE-PA promove a emissão do título de eleitor para alunos das Escolas Técnicas

Iniciativa faz parte do programa nacional “Eleitor do Futuro”

Por Lilian Guedes (SECOM)
04/04/2024 20h32

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realiza, nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), o programa “Eleitor do Futuro do Pará”.

A iniciativa é voltada para jovens estudantes matriculados nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPAS) e também para a comunidade em geral, possibilitando o acesso aos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. Durante a ação, estão disponíveis serviços de alistamento (primeira via), título de eleitor, transferência de domicílio, revisão cadastral e também para eleitoras e eleitores Trans que queiram acrescentar ao cadastro eleitoral o seu nome social. 

Para a professora Sônia Mendes, representante do diretor Washington Corrêa, da Educação Profissional e Tecnológica da SECTET, a parceria caminha para garantir a democratização de discussões políticas com a participação cidadã de jovens e adolescentes em formação. 

"Esta ação aqui pode mudar a história de vários de vocês, da nossa cidade de Belém, e eu acho que é isso que todo mundo deseja. Se tem alguma coisa que incomoda a gente no bairro, a única forma de mudar essa realidade, seja lixo na rua, seja violência, seja os buracos, seja a enchente por razão da chuva não tem outra forma a não ser o nosso título na mão e escolher um bom candidato que represente a nossa cidade. Esse o nosso propósito aqui com a equipe e com todos da escola”, disse a gestora.

A ação foi realizada na Escola Técnica Vilhena Alves, localizada no bairro de São Brás, em Belém, de 14h às 17h. A abertura da programação contou com uma palestra aos alunos sobre a importância do exercício ao voto, democracia, manuseio da urna eletrônica e seus direitos e deveres como cidadão. 

O aluno do curso técnico em informática, Claudi Neto, tem apenas 16 anos e ressaltou a importância dos ensinamentos e orientações recebidos.

"Já tenho o título, mas eu acho super importante esses ensinamentos que tivemos agora, porque muitos jovens, como eu, não sabiam como era um voto, nunca teve acesso, então eu acho muito importante isso para conscientizar, a gente a aprender como é e como fazer o nosso voto, porque muitos jovens como eu, não sabem. Então, essa iniciativa é muito boa, aprendi, gostei bastante, porque eu não sabia muito como era uma urna e hoje eu consigo saber", disse o aluno. 

A parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia com o Tribunal Eleitoral busca possibilitar meios que garantam a independência e liberdade de consciência para uma formação crítica e ética. 

O assessor da Ouvidoria Judicial Eleitoral, Rodrigo Valdez, reforça a necessidade de reunir, cada vez mais, um maior número de pessoas para o exercício da cidadania.

"O Tribunal Regional do Pará (TER) tem total interesse em chegar até a população que está como facultativa, cujo voto é facultativo - que são os adolescentes que tem entre 16 a 18 anos, ou seja, aquele que tem 15 anos já até pode tirar um título, mas ele só vota a partir dos 16 e é um público que vem buscando cada vez mais a justiça eleitoral para se alistar desde cedo e realmente exercer o direito ao voto. Esse público a gente tem mais facilidade de chegar até ele, através das Escolas Técnicas e essa parceria é justamente importante para que a gente consiga congregar um número maior do público-alvo, entre 16 a 18 anos, para que eles possam exercer o seu direito, ainda não é um dever, mas é o direito ao voto", disse Rodrigo.

A ação acontece até esta sexta-feira (6), de 8h às 17h, na Escola Técnica Vilhena Alves – Avenida Magalhães Barata, nº 698- Bairro Brás, esquina com a Travessa três de maio.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Alistamento (primeira via) do Titulo de Eleitor
Transferência de domicílio e revisão cadastral

Das 9h às 10h – Palestra presencial sobre cidadania, democracia e direitos políticos, inclusive demonstração de votação na urna eletrônica.

Das 15h às 16h - Palestra presencial sobre cidadania, democracia e direitos políticos, inclusive demonstração de votação na urna eletrônica. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Apresentar documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência no seu nome ou no nome de algum familiar com quem resida