CIIR inicia programação 'Abril Azul' com Show de Talentos e atividades expressivas
No domingo, a conscientização sobre o autismo, que promove inclusão e combate preconceitos, chegará à Praça Batista Campos, com uma caminhada
Com o objetivo de fomentar a criatividade artística e destacar novos talentos, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, iniciou na última quarta-feira (3) a programação alusiva ao “Abril Azul”, que inclui o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O evento prossegue até esta sexta-feira (5), no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), que promove a 1ª edição do "Show de Talentos" e a exposição de Atividades Expressivas, produzidas pelos usuários.
A programação continua no Cetea até esta sexta-feiraDe acordo com a psicóloga Alessandra Sales, uma das terapeutas coordenadoras do evento, as atividades visam estimular o desenvolvimento de uma variedade de habilidades dos usuários, que contam com o auxílio das Terapias de Habilidades Sociais desenvolvidas por uma equipe multiprofissional. “As atividades visam cultivar e estimular comportamentos sociais, interação, criatividade, comunicação, empatia, respeito à diversidade e aprendizado, bem como os aspectos motores e sensoriais, visando melhorar a qualidade de vida dos participantes”, detalhou.
Para a coordenadora Assistencial do Cetea, Samilly Batista, as apresentações “foram realmente um show de talentos, que contou com a plateia formada por pais e profissionais, no auditório da instituição, num momento pensado para valorizar as habilidades e potencialidades de cada participante. Tivemos poesia, embaixadinhas com a bola, show de piadas, canto, música e até DJ. Portanto, uma programação bem legal, variada e inclusiva”.
Apaixonado por música desde os 8 anos, o DJ José Pedro Teixeira, hoje com 15 anos, participou do Show de Talentos, acompanhado pelos pais. “Ter assistido ao evento foi muito emocionante, e fazer parte desta primeira edição, prestigiando o talento do nosso filho como DJ. Ele gosta de tocar, e a gente o incentiva, para mostrar a sua capacidade”, disse o pai de José Pedro, Afonso Teixeira.
Exposições – Durante as Terapias de Habilidades Sociais foi realizada a Oficina de Confecção de Cartazes, que estão sendo colocadas em um mural, como parte da exposição das “Atividades Expressivas” dos usuários, com a temática de conscientização sobre o autismo.
Na manhã desta quinta-feira (4), usuários do CIIR participaram das atividades, e ao final expuseram suas criações no espaço reservado. As atividades foram conduzidas por terapeutas ocupacionais, profissionais de Educação Física e os cuidadores em saúde.
A programação alusiva à conscientização sobre o autismo prossegue na próxima semana, no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), situado no CIIR, com rodas de conversas sobre a temática.
Caminhada – No próximo domingo (7), a programação do CIIR será na Praça Batista Campos, em Belém, a partir de 8h, na “Caminhada de conscientização sobre o Autismo”, evento organizado pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para celebrar o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. O evento reunirá órgãos do governo e instituições de diversas esferas.
Com a temática nacional “Valorize as capacidades e respeite os limites”, o evento tem o objetivo de conscientizar a sociedade com mais informações e mostrar as inúmeras possibilidades de inclusão e acolhimento.
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos. O Natea está situado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, no espaço do CIIR. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Texto: Tarcísio Barbosa, sob a supervisão de Pallmer Barros - Ascom/CIIR