Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTA

Reportagem da Rádio Cultura do Pará conquista prêmio Abracopel de jornalismo

A série abordou como a falta de manutenção em equipamentos elétricos ou ferramentas de transmissão de energia elétrica pode trazer prejuízos materiais, risco à vida da população

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
04/04/2024 16h28

Com uma série de reportagens especiais sobre o uso consciente da energia elétrica, a equipe de jornalismo da Rádio Cultura do Pará conquistou, nesta quarta-feira, 3, pela primeira vez na história da emissora, um prêmio de jornalismo a nível nacional, a 17° edição do prêmio Abracopel de Jornalismo. O anúncio dos vencedores foi feito durante cerimônia realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital paulista. 

A série de quatro reportagens abordou como a falta de manutenção em equipamentos elétricos ou ferramentas de transmissão de energia elétrica pode trazer, além de prejuízos materiais, risco à vida da população. O conteúdo, produzido e finalizado pelos jornalistas e técnico Ana Teresa Brasil, João Paulo Seabra, Felipe Feitosa e Ivo Souza, foi dividida em tópicos que contaram casos de incêndios em residências e prédios históricos abandonados, acidentes envolvendo raios, iniciativas que trabalham positivamente o tema e também cuidados de um modo geral. 

Produtor da Rádio Cultura, João Paulo Seabra"Só de concorrer ao prêmio já foi de suma importância, demonstra que estamos conseguindo fazer um jornalismo mais aprofundado e com uma linguagem clara. Eu gostei de ter feito porque foram temas que não costumam ser trabalhados, então foi bom aprender e conhecer mais sobre o assunto, a gente acaba se esclarecendo e ajuda a esclarecer a população sobre o tema", avalia o produtor da Rádio Cultura, João Paulo Seabra.

O Prêmio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Apacopel) foi criado em 2007 e premia, desde então, profissionais da comunicação em seis diferentes categorias: Impresso, Digital, Rádio, Televisão, Assessoria de Comunicação e Mídia Eletrônica Vídeo e Artigo Técnico – Prêmio Especial José Rubens Alves Souza.

Repórter da Rádio Cultura do Pará, Ana TerezaA repórter da Rádio Cultura do Pará, Ana Tereza, falou sobre a satisfação em ter feito parte da criação do conteúdo. "Escrever essa série de reportagens foi algo marcante na minha carreira porque falar sobre a conscientização do uso da energia elétrica é, acima de tudo, uma prestação de serviços, é orientar as pessoas sobre a responsabilidade que todo mundo precisa ter com o uso da energia elétrica seja na hora de reformar uma casa, no caso de uma pessoa comum, até os maiores projetos de grandes empresas, todo mundo precisa estar consciente e ter responsabilidade, e nós aqui da Rádio Cultura, ouvimos os melhores especialistas e procuramos informar da forma mais correta possível. A gente também não pode deixar de destacar que a Abracopel também está de parabéns pela iniciativa, que estimula a imprensa de todo país a tratar de um tema tão relevante para a sociedade". 

A concepção do material foi realizada a partir de reuniões de pautas realizadas ainda o início do ano, momento em que ficou definido que o formato do material seria série de reportagens para que a temática fosse melhor abordada.

Felipe Feitosa"Foi importante porque a gente cumpre um papel importante como jornalistas que é o de levar a informação com qualidade e, principalmente, credibilidade, para a sociedade e essa sequência de reportagens trouxe uma questão muito importante, porém pouco discutida. Então, esse prêmio vem justamente reconhecer o trabalho que é desenvolvido diariamente pelos profissionais da Rádio Cultura e, sobretudo, demonstra mais ainda o papel importante que tem a comunicação pública, de levar a informação para a sociedade", acredita Felipe Feitosa

Há um ano na direção da Rádio Cultura, Marcelo Mendes parabeniza a equipe pela conquista, reforça a importância de se falar sobre o tema e adianta que outros prêmios já estão sendo visados.

"É com enorme alegria e muito orgulho da equipe de jornalismo da Rádio Cultura que conquistou o primeiro prêmio nacional da história da Rádio e da Funtelpa, o que pra nós é motivo de comemoração, principalmente pelo empenho da equipe e da temática que foi trabalhada. É tão importante produzir esse tipo de conteúdo que faça refletir, mas também buscar soluções para uma população que precisa muito de alternativas para ter uma qualidade de vida melhor. Então, é com grande orgulho que a Rádio Cultura tem o prazer de receber esse prêmio da Abracopel, vamos nos empenhar para trazer mais materiais jornalísticos que tragam benefício à toda nossa população do Estado do Pará", encerra Marcelo Mendes.

Serviço:

A série de reportagens, campeã do prêmio Abracopel na categoria Mídia Eletrônica Digital Rádio, está disponível para ouvinte aqui