Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO DE QUALIDADE

Limpeza em reservatórios de água beneficiará mais de 320 mil pessoas em Belém

Serviço realizado pela Cosanpa garante mais qualidade na água distribuída

Por Flávia Araújo (COSANPA)
04/04/2024 14h57

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realiza até a próxima segunda-feira, 8, a lavagem e higienização de sete grandes reservatórios de água que abastecem mais de 320 mil moradores de Belém. O serviço garante mais qualidade à água distribuída em aproximadamente 15 bairros da capital paraense.

"A higienização e limpeza de reservatórios consiste basicamente em manter um padrão de potabilidade e qualidade da água. Para isso, a Cosanpa mantém um planejamento para a realização dessas lavagens considerando as normas estaduais e federais do setor de saneamento sobre o tema", explica o engenheiro sanitarista da Cosanpa, Jacques Martins.

Semelhante à lavagem de uma cisterna residencial, a limpeza de reservatórios da Cosanpa envolve uma infraestrutura mais complexa, que demanda todo um planejamento para evitar desabastecimento, profissionais especializados, equipamentos de segurança e atendimento a legislações de saúde e saneamento.

"A realização deste tipo de serviço requer a redução do nível de água do reservatório para que as equipes de limpeza consigam entrar na estrutura e fazer a lavagem. Com isso, há redução na pressão do abastecimento ou mesmo suspensão temporária do fornecimento. Em ambos os casos, informamos com antecedência canais oficiais para que a população possa se preparar", acrescenta Jacques.

Nesta etapa do cronograma, os reservatórios higienizados integram a área de abrangência dos bairros: Pedreira, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Marco, Souza, Castanheira, Marambaia, Val de Cans e Marex.

Os serviços foram iniciados desde o dia 26 do último mês no reservatório que fornece água para o conjunto Paraíso dos Passáros, Promorar, Maracangalha e Miramar. Na segunda-feira, 8, a lavagem será realizada na cisterna que abastece o Gleba 1, 2 e 3 e parte da Nova Marambaia.

Texto: Marcelo Leite - Ascom/Cosanpa