IGEPPS realiza atendimento itinerante no interior paraense
Uma unidade móvel do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) já está em Tracuateua, município a 200 km de da capital paraense, para atendimento dos segurados da região. O serviço itinerante estará disponível até a próxima sexta-feira (5), em frente ao complexo da Marujada, no centro da cidade.
Muitos beneficiários já procuraram a unidade, a maioria para realizar o Censo Previdenciário, obrigatório para aposentados e pensionistas, civis e militares, com benefícios concedidos até outubro do ano passado e que não realizaram o recenseamento em 2022.
A enfermeira aposentada, Ana Couto, veio de Bragança fazer a atualização cadastral, que exige participação presencial. “Foi benéfico para mim esse serviço ter vindo até aqui, porque evitou que eu saísse da minha localidade para Belém ou Capanema. Aqui em Tracuateua fica mais próximo de nós. Então, foi muito bom para nós o IGEPPS ter chegado aqui". Ela também elogiou o trabalho realizado pelos técnicos do IGEPPS e a estrutura montada no caminhão. "O atendimento foi ótimo, fui bem atendida em um local confortável e bom".
Servidores da Diretoria de Proteção Social dos Militares também compõem a equipe itinerante para atendimento de militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Incorporada à estrutura organizacional do IGEPPS em 2021, a diretoria executa, coordena e supervisiona os procedimentos operacionais de concessão de reserva, reforma e pensão; além de cadastrar segurados e dependentes, acompanhar o plano de custeio e gerenciar o fundo contábil-financeiro do Sistema de Proteção Social dos Militares. Com a DPSM, o fluxo dos processos da categoria foi otimizado. Atualmente, o trâmite processual de um requerimento de reserva remunerada, que antes levava cerca de dois anos, entre a análise e concessão, é finalizado em 90 dias.
“O atendimento volante é muito importante para garantir aos segurados militares, e seus dependentes, que moram fora da capital, acesso aos serviços do IGEPPS de forma personalizada", reforçou o coronel PM Carlos Dória, diretor do DPSM.
O policial militar da reserva, Bráulio Lucena, fez o Censo Previdenciário, e ainda solicitou atualização no contracheque, durante o atendimento na unidade móvel. "Muito bom a presença da unidade itinerante do IGEPPS aqui em Tracuateua, porque sem esse serviço personalizado eu teria que me deslocar até Belém, e isso dispõe de tempo e dinheiro. Consegui resolver o que precisava num lugar confortável e com bom atendimento”.
Desde 2021, quando o IGEPPS instituiu o serviço itinerante para descentralizar os serviços da sede do órgão em Belém, as unidades móveis já passaram por vários municípios em todas as regiões de integração do Estado. Só no ano passado foram mais de três mil atendimentos.
“É necessário levar serviços aos beneficiários que moram fora da capital. Por isso, o Governo do Estado tem investido na instalação de agências do IGEPPS nos municípios polos e nas equipes itinerantes para os municípios que não dispõem de unidades do Instituto. Com isso, ganha-se com agilidade no atendimento sem provocar custos com a locomoção dos segurados e pensionistas”, explica o presidente do órgão previdenciário, Giussepp Mendes.
Depois de Tracuateua, a unidade móvel do IGEPPS seguirá para o município de Primavera. Outros dois caminhões estão em atendimento nas cidades de Rurópolis, no oeste do Pará, e Xinguara, na região sudeste do Estado.