Estado entrega mais de 200 títulos de terra e benefícios para mototaxistas em Moju
Com os investimentos, o governo garante segurança jurídica aos agricultores familiares e segurança no trânsito para condutores e usuários
Governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassam na entrega dos títulos individuais emitidos pelo IterpaAgricultores familiares de dez comunidades do município de Moju, na Região de Integração Tocantins, foram beneficiados nesta quarta-feira (03) com a entrega de 223 títulos individuais de terras pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa). Para a agricultora Maria Rodrigues, o momento foi só “alegria, porque eu não tinha e agora eu tenho", ao se referir à posse do documento que lhe dará acesso a direitos civis e sociais, além de financiamentos bancários. O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan participaram da entrega dos documentos.
Maria Rodrigues, com o título: acesso a direitosA concessão de títulos definitivos de terra faz parte da missão do Iterpa de promover a política de regularização fundiária estadual, a fim de assegurar o direito de propriedade rural e urbana, com maior segurança jurídica. Esse trabalho contribui para combater a violência no campo, o desmatamento ilegal e a grilagem, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem e trabalham na zona rural.
Mototaxista Pai D’égua – Além dos títulos fundiários, o Estado também entregou 40 motocicletas, adquiridas pela linha de crédito “Mototaxista Pai D’égua”, que tem a finalidade de renovar a frota e melhorar a segurança no trânsito para mototaxistas e usuários, a partir da compra de veículos e equipamentos de segurança, como capacete, luvas e coletes.
“Uma coisa muito importante também é que, como são novas, as máquinas poluem menos, tudo isso em linha com a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), que se realizará em 2025 em Belém. Um investimento de R$ 800 mil do governo do Estado, prestigiando os profissionais dessa categoria tão valorizada e tão importante na mobilidade urbana do Pará”, destacou Braselino Assunção, diretor-geral do Programa CredCidadão, responsável pelo “Mototaxista Pai D’égua”.
Motocicletas novas: mais segurança para o trabalhador e o passageiro“Pra gente, é uma satisfação muito grande poder tá usufruindo de um programa do governo estadual. A gente só tem a agradecer ao governador por tá sempre incluindo a nossa categoria junto a esses programas. E hoje chegou a vez do nosso município de Moju, e isso é muito importante para que a gente possa tá oferecendo para os nossos usuário um serviço com mais segurança, de maior qualidade”, disse o presidente da Sindicato dos Mototaxistas do Moju, Antônio Marcos Santos.