Instituto e Fundação Carlos Gomes homenageiam Adamor do Bandolim
A partir das 17h, desta quarta-feira (3), haverá uma Roda de Choro com entrada gratuita com a presença do mestre paraense Adamor do Bandolim
Com o objetivo de valorizar as raízes da música popular brasileira, o Instituto Estadual Carlos Gomes e a Fundação promovem, nesta quarta (3), às 17h, a Roda de Choro no Jardim. O objetivo é proporcionar a interação entre os saberes tradicionais do choro e o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica da instituição.
Com entrada gratuita, primeira edição deste ano homenageará o mestre paraense, Adamor do Bandolim, que também participará da apresentação no jardim do instituto.
Professora do Instituto Estadual Carlos Gomes, Jade Guilhon, é a responsável pelo projeto, e destaca que a Roda de Choro quer reunir alunos e mestres para agregar e unificar os saberes sobre o primeiro gênero musical da música urbana brasileira.
“Ao ministrar as aulas voltadas para o choro, percebi que os alunos não conheciam os mestres do nosso Estado e por conta disso resolvemos homenageá-los em nossas rodas de choro a partir deste ano”, explicou a professora Jade Guilhon.
A professora do Instituto Estadual Carlos Gomes também destaca a importância do projeto musical para que os estudantes tenham a oportunidade de conviver com os músicos do choro experientes. Mestres que têm a rara tradição oral, com músicas, que por vezes, não têm a partitura formal.
“Além disso, os mestres do Pará tem uma forma diferenciada ao tocar o choro, o que será possível observar na apresentação”, ressaltou a professora de música, Jade Guilhon.
O repertório da Roda de Choro tem a característica da espontaneidade, possibilitando que os músicos e os alunos da instituição participem livremente da apresentação, que terá músicas escolhidas pelos próprios participantes, além das composições do mestre homenageado, Adamor do Bandolim.
A diretora de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, Thais Cybelle Araújo, observa que o projeto possibilita aos alunos a ampliação do aprendizado musical, que também é colocado em prática nas apresentações promovidas pela instituição.
“Além disso, oportunizamos dentro do espaço da instituição a vivência de um gênero musical que é referência dentro da cultura brasileira, além de valorizar os saberes dos mestres do nosso Estado, que podem repassar conhecimentos aos futuros músicos que estudam na instituição”, disse Thais Araújo.
Serviço:
Roda de Choro do Jardim - com entrada franca
Data e Hora - quarta-feira (3), às 17h
Local: Jardim do Instituto Estadual Carlos Gomes, na avenida Gentil Bitencourt, 977, no bairro de Nazaré, em Belém.