Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA ESPECIAL

Lanche especial, brincadeiras e brindes encheram de alegria às crianças internadas na Santa Casa

Mais de 50 crianças internadas nas enfermarias pediátricas da Santa Casa viveram a Páscoa no hospital

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
01/04/2024 14h54

Um dia repleto de alegria, brincadeiras, comidas gostosas, presentes e contação de histórias cheias de esperança, foi vivenciado pelas crianças internadas nas enfermarias pediátricas da Santa Casa. momentos como esse só podem ser vividos devido os gestos solidários de servidores da Santa Casa e também de voluntários da Faculdade Cosmopolita, que garantiram a celebração da Páscoa, com muita diversão, às dezenas de crianças internadas e seus acompanhantes.

"Nós proporcionamos dois momentos, um pela manhã, para os acompanhantes, com o tema  'Páscoa Cristã', que contou com música, contação de história e de reflexão sobre a passagem, a ressurreição de Cristo, que encheu o coração deles de esperança. Para diverti-los, também fizemos uma dinâmica com perguntas e entrega de brindes, além de um bazar de roupas, material de higiene pessoal, que todos tiveram acesso para entrar e pegar o que quisessem. Já à tarde fizemos um mundo lúdico para as crianças, com história da Páscoa, brindes, música, brincadeiras e um lanche especial", explicou a enfermeira Sabrina Almeida, organizadora da atividade. O evento contou com apoio da equipe de saúde das enfermarias, estudantes de enfermagem, que se voluntariaram, e também do setor de nutrição do hospital.

Mais de 50 crianças internadas nas enfermarias pediátricas da Santa Casa puderam viver a Páscoa e saborear um lanche especial, feito com todo o carinho pelo setor de nutrição, que garantiu o colorido e a doçura da celebração com as frutas e brigadeiros funcionais, feitos sem açúcar, tudo para proporcionar a comemoração sem nenhum prejuízo ao tratamento dos pequenos pacientes.

Anderson Lobato, que cursa o sexto semestre de enfermagem e realiza estágio na Santa Casa, foi um dos estudantes que contribuíram com a realização da programação. Para ele, que já presenciou a rotina de mães e pacientes em tratamento, essa foi uma maneira de levar fé e esperança para todos os que participaram.

"Foi possível alterar mesmo que por pouco tempo a rotina hospitalar e proporcionar maior acolhimento às crianças internadas e suas famílias, já que o próprio contexto de uma internação traz por si só muita angústia e sofrimento. Posso afirmar que foi um momento ímpar como ser humano e estudante de enfermagem, pois ver no olhar de cada criança e familiar, que por mais simples que possa ter sido a atividade realizada, impactou positivamente cada pessoa presente e com certeza esse acolhimento, atenção e carinho ajudam na cura e na recuperação da saúde dessas crianças".

Sentimento confirmado pelas mães dos pacientes, como Thoyá Negrão, que há mais de um ano acompanha o filho internado na Santa Casa.

"São momentos inesquecíveis. As pessoas que fazem com que esses momentos aconteçam, além de ótimos profissionais, são também pessoas que se colocam no lugar do próximo e fazem com que esses momentos sejam únicos e muito alegres. Este dia foi super divertido, emocionante e ficará na minha memória para sempre", afirmou.